Manuel de Arriaga homenageado em Coimbra

Posted by

 

Manuel de Arriaga, primeiro reitor da Universidade de Coimbra após a Implantação da República vai ser homenageado na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, pela Reitoria da UC.

 

A evocação de Manuel de Arriaga, simbolicamente efetuada na Sala do Exame Privado da UC, às 17H00, inclui a colocação do quadro (da autoria de António Carneiro) que representa o homem que, além de reitor da UC, foi também o primeiro Presidente da República em Portugal.

 

A sessão conta com a apresentação de uma publicação com um texto inédito de Luís Reis Torgal sobre o papel de Manuel de Arriaga em Coimbra, além de documentos que ilustram a sua passagem pela Universidade e que recordam as várias das suas facetas e interesses.

 

O mandato de Manuel de Arriaga foi um dos mais curtos da história dos reitores da UC. O tempo foi, no entanto, suficiente para lançar as bases de um novo período na vida da instituição.

 

Manuel de Arriaga é homenageado pela Universidade de Coimbra e pela Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta (ilha do Faial, Açores, onde nasceu e onde a sua casa de família foi recentemente requalificada e aberta ao público).

No mesmo dia, mas às 12H00, vão ser também evocados quatro professores da Universidade de Coimbra demitidos pelo Estado Novo: Sílvio Lima, Aurélio Quintanilha, Mário Silva e Joaquim Ferreira Gomes.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*