Agente da PSP suicida-se nas instalações do comando em Coimbra

Posted by

Um agente da Polícia de Segurança Pública foi encontrado morto esta sexta-feira (30 de dezembro) ao fim da tarde, numa casa-de-banho das instalações do comando da PSP, na avenida Elísio de Moura, em Coimbra.

Ao que foi possível apurar, o agente da PSP de Coimbra ter-se-á suicidado com um tiro na cabeça, utilizando a pistola de serviço. Desconhecem-se ainda as razões que terão levado ao aparente suicídio, que aconteceu por volta das 18H45.

Com este caso, sobem para seis os suicídios na PSP este ano, o mais ‘negro’ a par de 2000, que registou idêntico número, indicou a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP).

No local esteve uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) dos Hospitais da Universidade de Coimbra, uma ambulância e uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência, esta última com uma equipa a prestar apoio à família do agente.

De acordo com a ASPP, motivos passionais e problemas financeiros estão na origem da maior parte dos suicídios na PSP.

14 Comments

  1. Não admira. Os profissionais das forças de segurança têm sido desrespeitados ao longo de décadas! Não apenas pela classe política mas também pelos portugueses em geral. São os excomungados da sociedade. As pessoas olham para eles como se fossem burros com a 4ª Classe; são pagos miseravelmente e impedidos de exercer os seus direitos cívicos.
    As crianças são treinadas desde pequenas para os odiar: "se não comeres a sopa, chamo o polícia" ou a minha preferida: "porta-te bem senão o senhor guarda leva-te preso".
    E se um agente multa alguém, (é o seu trabalho!!!!) é logo o "Ai Jesus"! O agente é rapidamente ofendido e é posta em causa a sua integridade pessoal.
    Portugal deveria ter melhores políticos, mas também deveria ter melhores portugueses!!!

    • é fácil, ó home de ferro, não vão para polícias se não têm estofo. agora vens-me dizer que é por causa dos pais dizerem aos bébes para comerem a sopa… valha-te deus!

      • Apoiado Iron man says:

        looool Vê-se mesmo que não percebeste nada. Infelizmente para ti, a inteligência ainda não se vende nas farmácias… Não é por causa dos bebés nem da sopa, é por causa de portugueses anti-patriotas como tu!!!!
        Tenho de concordar com o "homem de ferro". Queremos melhores portugueses!!! Sem dúvida!

    • Farol de Coimbra says:

      De acordo … a sociedade portuguesa deve muito à PSP a aos seus agentes, lamento profundamente não os Juízes, mas como estão construídos os diplomas e o pensamente que os subjaz. Retiram a qualquer um a autoridade e consequentemente a legalidade. Um Estado de Direito não pode ser interpretado commumente qdo a ofensa a esse próprio Estado está em causa.

  2. A cada policia que se mata, seria bom que o governo toma-se medidas.
    Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais, contudo nas forças de segurança em geral a população acredita que são todos maus e todos corruptos. Ser policia hoje em dia poderá ser uma forma de entrar no mercado de trabalho, mas acreditem ou não terá que existir gosto pela profissão, porque se assim não for ……. talves este seja o caminho.
    Como no anterior comentário a policia é mal paga em comparção com as demais profissões que asseguram o normal funcionamento da sociedade (medicos, juizes, advogados) e todos eles nenhum a não ser os bombeiros colocam a sua vida em perigo diariamente para nos proteger.
    A todos os policias e seus familiares um bem haja, por tudo de bom que fazem por esta sociedade que em nada saber agradecer.
    Para a familia da vitima , obrigada por tudo quanto este homem fez pela psp e pela sociedade.

  3. Ricardo Marques says:

    Iron Man infelizmente tenho k te dar 100% de razão

  4. paulo silva says:

    esta suicidio nada tem a evr com causas de serviço, mas simplesmente quentões familiares…… vamos respeitar a familia. obrigado

  5. cristina henriques says:

    É VERDADE QUE AS FORÇAS POLICIAIS SÃO UMA PROFISSÃO DE RISCO E MUITO VIOLENTA…É O CASO DE MUITAS BAIXAS MÉDICAS POR DEPRESSÕES POR EXEMPLO…E TAMBÉM É VERDADE QUE AS NOSSAS MÃES DESDE PEQUENOS NOS DIZEM QUE OS POLÍCIAS SÃO OS AGENTES DO TAU TAU PARA ISTO E PARA AQUILO…
    NÃO SÃO NADA DISSO SABEMOS EM ADULTOS…SÃO SIM PESSOAS QUE DEVEM SER RIGOROSAMENTE RESPEITADAS PELO QUE FAZEM NA SUA PROFISSÃO PORQUE MUITOS VÃO POR VOCAÇÃO E SE HÁ PROFISSÕES QUE SERÃO DE LOUVAR SERÃO OS AGENTES DE AUTORIDADE.
    E É LAMENTÁVEL QUE MUITAS VEZES OS SEUS PROBLEMAS OS AFETEM TANTO QUE OS LEVEM A COMETEREM SUICÍDIOS A SI PRÓPRIOS .
    O MEU PAI FOI UM DELES MAS INFELIZMENTE A MORTE DELE NÃO FOI UMA ARMA MAS PIOR AINDA FOI O ALZHEIMER…E POR TUDO ISSO SEMPRE ESCREVI E DEFENDO UM CHECKP ANUAL RIGOROSO E UM PSICÓLOGO NO POSTO!!!!
    PARA ESTA CLASSE DESEJO UM BOM ANO DE 2012!

  6. deixem no descansar em paz agora,como toda a gente a bons e maus.obrigada mario por tudo…mas nao precisavas partir…tudo se resolvia…

  7. JÁ ERA TEMPO DA INSTITUIÇÃO PSP COMEÇAR A ASSUMIR A COTA (muito grande na maior parte das vezes) DE RESPONSABILIDADE, PQ OS LAMENTOS APÓS OS ACONTECIMENTOS VALEM MUITO POUCO OU NADA.
    UM ABRAÇO A TODOS(AS) QUE APESAR DAS DIFICULDADES, CONSEGUEM COM DIGNIDADE AGUENTAR OS MOMENTOS COMPLICADOS A QUE TEMOS SIDOS SUJEITOS

  8. Naldemir Saraiva says:

    Eu sou brasileira, e não conheço como funciona a questão da segurança de Portugual,mas creio que não é muito diferente daqui. Os policiais não possuem um acompanhamento de uma equipe de especialistas,para que não venham a cometer atos dessa natureza. Eles ganham pouco, e ainda por cima ficam estressados com problemas de rodas as ordens,chegando a atingir a questão emocional.Sabemos que eles são seres humanos, e como todos nós,temos problemas pra infrentar o dia a dia. Esse policial era pra ter tido uma assistência por parte da instituição em que trabalhava,pois teria evitado o pior.Agora só resta a família ter fé em deus, e suportar a dor da perda de um enter querido. Lamento muito o fato em si!!!

  9. Rui Coimbra says:

    Com todo o respeito, permito-me responder ao Sr Paulo Silva, que afirma: "esta suicidio nada tem a evr com causas de serviço, mas simplesmente quentões familiares…… ". Eu conhecia bem o colega, (tb sou polícia) e á semelhança de outros desabafou comigo alguns problemas pelos quais estava a passar. Esta afirmação peca por superficial, porque se tudo indica que este infeliz desfecho tenha tido origem em problemas pessoais e / ou familiares que o vinham atormentando, não nos podemos esquecer que o enorme desgaste físico mas principalmente psicológio a que os polícias estão sugeitos. Este desgaste provoca naturalmente alterações comportamentais e todos nós polícias e quando digo polícias refíro-me a todas as forças de segurança, sem exceção, o sentimos. Com o tempo, essas alterações podem "descambar", fragilizar o já débilitado (por anos de desgaste) equilíbrio mental e levar a tomar atitudes que ninguém deseja. Por fim, o fato de termos os meios á mão…

  10. Rui Coimbra says:

    Pensem nisso e tentem ver o polícia tal como ele o é, um homem com as fragilidades de um ser humano que dá sempre o seu melhor e por vezes tem de se transformar num super-homem para conseguir levar a bom porto a sua missão.

  11. sandra pereira says:

    lamento esta situacao,passei anos da minha vida a interrogar me a coragem que leva a fazer umas coisa destas.ate que um dia a minha vida deu uma volta enorme e senti me perdida e sem saida,foi quando derepente senti a coragem que este agente ou outra pessoa qualquer que faz isto sente.e so não se conclui porque tava no local certo.a mensagem que quero que fique,isto não se chama um ato de cobardia não,chama se uma saida porque naquele momento somente é o desejamos.este agente quis uma saida,não a mais correta concordo.admiro e não quem tem tamanha coragem,desejo o melhor para a famila,porque sei o quanto é dificil….seja porque motivo agora ja não interessa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*