Todos absolvidos no caso Vela Azul

Posted by

Os cinco arguidos do processo Vela Azul, em Bom Sucesso, foram absolvidos, na sexta-feira (28), pelo Tribunal da Figueira da Foz. Este era, de resto, o resultado esperado, uma vez que o Ministério Público havia pedido a absolvição e o depoimento do inspetor da Polícia Judiciária que investigou a instituição social fora favorável à inocência reclamada pelos arguidos.

David Azenha, Elisabete Acúrcio, Dário Acúrcio (ausente na leitura da sentença), Manuel Margato e Vítor Margato – apesar da coincidência de apelidos não são familiares – eram acusados do crime de peculato. O juiz salientou que agiram com transparência e boa-fé, concluindo que apenas não cumpriram um critério formal.

Versão completa na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS de 29 de outubro

15 Comments

  1. Coitados, deve ter sido por lapso!!!!! A nossa justiça é uma vergonha pegada… por isso é que se vê tanta corrupção por todo o lado e cada vez há-de haver mais…

    • observador says:

      Pois é verdade cara,leitora estamos deveras tramados;eu creio que deve ser o BICHO DA MADEIRA,que veio para Portugale agora também o está a,atacar.A situação está assim;estamos num país democrata,vale tudo e tudo é permitido,e tolerado,nada é criminoso.Só quem for sério e honesto é queé considerado fora da Lei,se é que ela existe,e também crimioso porque não a sabe respeitar.

      • Alexandre says:

        Boa noite…. Nao posso deixar de lhe perguntar qual o seu conceito de seriedade? E de honestidade? Sera o senhor um cidadao tao transparente ao ponto de achar que a opiniao do Ministério Público e do Inspector da Judiciária de absolver os arguidos neste processo, nao é de todo séria e honesta?!
        Nao estara o senhor empenhado em fazer tudo por tudo para tentar julgar e condenar os envolvidos? Deixe os julgamentos e as condenaçoes ou absolviçoes para quem lhe compete faze-las,

  2. O próprio Ministério público pede absolvição?? Enfim…

  3. observador says:

    QUAL é O MAIS LINDO?????????????????????????????

  4. Outra coisa não era de esperar… porque os criminosos vão a julgamento e são absolvidos…vê-se todos os dias a acontecer casos identicos. Roubam, roubam…e são inocentes… coitados!!! Tenho muita pena destas pessoas assim… quando vi a noticia comentei logo que não iria dar em nada… afinal são todos bons rapazes e uma boa rapariga….

  5. Quero antes de tudo, dizer a todas as pessoas que devem respeitar as decisoes da justiça porque estamos a viver numa democracia. Se esta decisao de "inocentar" estes cidadaos, nao agrada a todos e, se alguém tem novos elementos que possam justificar uma condenaçao, devem apresenta-lo a quem de direito, em vez de virem para aqui lançar boatos e difamaçoes. Na vida é preciso ter coragem de tomar decisoes e de assumir posiçoes. Estou perfeitamente à vontade para falar nestas pessoas, neste processo e nesta Instituiçao, porquanto nada me liga a ela, a nao ser uma "inveja", pois gostaria de ver na minha terra, homens e mulheres a dedicarem-se assim; mesmo que remunerados. Penso que é mais honesto auferirem remuneraçoes e assumirem que as recebem(como foi o caso), em vez de se esconderem atras de um falso voluntariado acabando por terem mais contrapartidas.

  6. continuaçao/
    Conheço alguns dos "implicados" neste processo, nomeadamente a Elisabete e o David e considero-os suficientemente inteligentes e informados porquanto sao pessoas que sempre se dedicaram à terra deles (bem ou mal nao me compete a mim julgar pois nao pertenço nem a esta freguesia nem ao Concelho), enquanto outros se limitavam a criticar de uma forma pouco digna e muitas vezes com contornos de malvadez.

  7. continuaçao:
    Gostaria de manifestar mais uma ideia: O povo é quem mais ordena e, assim sendo nao se podem esquecer que o povo escolheu muitas vezes o David Azenha para o representar, o que indica que o seu trabalho agradava senao a todos, à maioria. O meu testemunho é no sentido de dizer que mesmo que nao nos agrade, devemos respêitar a vontade do Povo e também as decisoes da Justiça. Certamente que muitos de NOS tiveram e tem de suportar durante varios anos, Primeiros Ministros, Presidentes da Republica,Deputados, Presidentes de Camaras, vizinhos, que nao sao de todo do nosso agrado!
    Quero daqui dar uma palavra de respeito a todos os envolvidos neste caso, nomeadamente ao David e Elisabete, dizendo-lhes que fiquei satisfeito com a decisao do Tribunal de os proclamar inocentes. Continuem a trabalhar e na minha opiniao quem trabalha tem de receber ordenado. Boa tarde a todos e pensem que, se nao estao contentes com o que quer que seja, formem a vossa equipe e façam o vosso projeto e avancem para a gestao de uma Instituiçao e/ou Associaçao.

  8. observador says:

    Ouve lá,o caramelo tu a falares dessa maneira,faz-me parecer que também papas-te alguma fatia do bolo,não????????????????

    • Alexandre says:

      Boa noite Senhor Observador…. Ja alguma vez pensou em deixar de ser observador e arregaçar as mangas da camisa e meter maos ao trabalho?
      É por causa de haver muitos observadores e poucos trabalhadores e empreendedores que o nosso país chegou à situaçao em que se encontra. Lamento haver pessoas tao tristes e sem o minimo de coragem para darem a cara pelo que quer que seja.
      Nao sei de que bolo estara a falar, mas quando quero e me apetece comer uma fatia de bolo, vou a uma pastelaria, compro-o e pago-o, pois trabalho para o poder fazer.
      Faça como eu quando lhe apetecer fazer algo identico.
      Cumprimentos
      Alexandre

      • Observador says:

        Em resposta á sua questão,de facto gosto muito de ser observador;uma vez que só vejo um País cheiode filosófos que para tudo arranjam argumentos;mas que não se passa daquí…Se o País chegou onde chegou e continua a, avançar a passos largos não será por acaso derivado a pessoas que voçê defende?Pois não sei se tem conhecimento,mas concerteza que deverá estar ao corrente,que quando essa pessoa que voçê tanto defende;quando ele esteve á frente da Junta de Fregesia do Bom-Sucesso de facto fez muitos beneficios incluindo,o alcatroamento dos pátios de certos moradores,não é verdade?E é por essas e outras razões que o povo português está a passar pela situação que se vêêêêê,por isso como diz é de lamentar haver pessoas tristes,mas que não querem ver,ou fazem que não vêem.Pois faz muito bem em ir ao pasteleiro comprar os bolos p'ra comer,porque o dinheiro dos contribuíentes não deve ser utilizado,para jantaradas embora isso na maioria dos casos não aconteça.

  9. Boa noite Sr Observador. Penso que esta a misturar o "Processo Vela Azul" com uma pessoa isolada que é o Sr David Azenha. Nao defendo ninguém, mas também nao ataco. Quem é adulto sabe e deve-se defender a si proprio. O Sr David Azenha certamente que se sabe defender, se necessitar de o fazer.
    Acho que é um homem do povo, como eu o sou.
    Ja agora SE alcatroou patios de MORADORES, acho que fez muito bem e até os devia ter alcatroado todos, mas SE calhar o orçamento nao o permitia. Pode ser que ainda venha a alcatroar os que faltam. Espero que ele tenha alcatroado o seu.
    Boa noite
    Ja agora uma sugestao,resolva o seu "conflito" interior e diga na cara às pessoas em questao o que sente. Acredite que eu ja o fiz em casos identicos, na freguesia onde resido.

  10. Gostava tb de dar a minha opiniao acerca do porquê do pais estar assim como o Sr diz: Politica de abandono dos terrenos, da nossa frota pesqueira, cargos publicos e de gestao exageradamente remunerados,subsidios comunitarios aplicados em carros e motos 4 e etc, politica exagerada de defesa de zonas verdes e perda de oportunidades para diversas regioes, a nao responsabilizaçao(penas duras incluindo perda de patrimonio) para todos os politicos corruptos; Bem sei que POSSIVELMENTE ficavamos quase desfalcados de politicos! Mas talvez até fosse mais agradavel e nos saisse mais barata uma Monarquia!
    Nunca vi tantos erros para um pais tao pequenino. Tambem num pais onde ha politicos que fazem comentarios que insultam o povo Portugues, ja pouco ou nada admira! Seria digno saber sair pela mesma porta que o povo lhe abriu e povo esse que esse Sr ofendeu.
    Boa noite

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*