Equipas da câmara de Coimbra indignam moradores da Alta

Posted by

A presença de três equipas de limpeza, no dia anterior à realização da iniciativa “Vamos cuidar da Alta”, indignou os moradores e comerciantes desta zona da cidade.

As equipas estiveram durante grande parte do dia de sábado a limpar as ruas que rodeiam a Sé Velha, de forma a que ontem de manhã os participantes na atividade promovida pelo Museu Municipal e Gabinete para o Centro Histórico já não tivessem tanto trabalho.

Pedro Pessoa, proprietário do Moelas Bar, e Rui Silveirinha, do Bigorna Bar, eram dois dos participantes que mostraram a sua indignação aos responsáveis autárquicos.

“Nunca cá vi uma equipa da câmara, muito menos ao sábado”, referiu Pedro Pessoa. E mais revoltados ficaram quando ouviram da boca do presidente dizer que a equipa de limpeza costuma fazer este trabalho, pelo menos, uma vez por mês. “Eu nunca os vi”, respondeu Rui Silveirinha.

Versão completa na edição impressa de 24 de outubro do DIÁRIO AS BEIRAS

9 Comments

  1. Jorge Coimbra says:

    Mais um tiro no pé deste presidente da Camara Municipal. A cidade caminha de mal para pior. Estamos a voltar aos anos 7080 onde circular em certas zonas era impossivel. Há quem se modernize, nós voltamos ao passado. Deve ser porque os clássicos estão na moda… Será que o Dr. Barbosa também vai passar a estar na nova rotunda do Almegue todas as manhãs a ajudar a fluir o transito?

  2. Jose Henriques says:

    Uma das imagens que ilustra esta notícia, é muito esclarecedora, reparem os leitores que para apanhar uma "pirisca de cigarro" nas escadas de Quebra Costas são necessárias 6 pessoas. Um para varrer a pirisca para uma pá que outro segura. Outra pessoa, segura num saco de plástico praticamente vazio, mas preparado para ficar cheio com a tal beata de cigarro. Mais 4 pessoas assistem aos trabalhos verificando se os voluntários estão efectivamente a fazer o trabalho combinado… “não se esforcem muito, porque isto foi limpo ontem” disse alguém.
    Esta iniciativa “Vamos Cuidar da Alta” criou até um desapontamento no Presidente da JF da Almedina, que tinha tanta vontade de mostrar á Comunicação Social a falta de limpeza, que estava até disposto a limpar naquele dia o que não limpa ou manda limpar nos anteriores. Então e o Sr. Barbosa de Melo (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra), que como Presidente ausente, nem tinha sido informado de que no dia anterior tinha havido limpezas no local disse: “Ainda bem! Assim teremos menos trabalho!”. Será que é necessário tirar um curso superior para entender estas iniciativas, vindas de quem tem a obrigação de cuidar da limpeza do Município, e volta e meia transfere a responsabilidade para as empresas contratualizadas. Mas quem tem a obrigação de fiscalizar? Então são os moradores que pagam taxas para que essa limpeza seja feita, e depois, são convidados a faze-la? Isto só pode ser aceite por masoquistas.
    Este Sr. não mobiliza ninguém a não ser alguns “laranjas” que necessitam como pão para a boca do emprego que têm na Câmara Municipal do Coimbra, e como pouco ou nada fazem quando estão ao serviço do Município, aproveitam o fim-de-semana para promoção política.
    Alguns jornais disseram que a iniciativa era do Museu Municipal, para outros órgãos de informação disseram que a mesma era iniciativa da CMC, Juntas e outras Associações…. Entendem?
    Vai em dez meses de governação da Câmara Municipal de Coimbra, e são desastres atrás de desastres naquilo que diz. Em Oliveira do Hospital disse: “que o país tem Vilas e cidades demasiado estúpidas!”. Será que se referia também a Coimbra?

  3. Realmente é sem comentários. A figura a que se prestam os nossos governantes só para andarem com os meios de comunicação atrás e saírem na fotografia. É uma vergonha sem igual o estado de abandono em que se encontra a nossa cidade mas, lamentávelmente, ainda existem meia dúzia de pessoas que caem na lábia dos mesmos e conseguem andar a fazer figura de "palhaços", atrás deles que, só quem não quer ver é que não vê, já andam a fazer propaganda política….

  4. Morador da Alta says:

    Pedro Pessoa e Rui Silveirinha indignados?! Mas se são eles quem mais contribui para o lixo em que se tornou a alta…! O dinheiro que fazem com a maralha de bêbedos que atraem dava para contratarem a limpeza toda do mundo. E a CMC deve receber alguma comissão destes proprietários para nada fazer quanto ao vandalismo e impunidade absoluta de que a malta que ali faz o que quer goza, é droga a passar, são carros destruídos, moradores perturbados e ameaçados, sinais de trânsito derrubados, urina e vómito por todo o lado, é o recreio dos meninos todos sem sombra de policiamento!!! Quem ali mora está condenado a recolher obrigatório e prisão domiciliária entre as 21h e as 7h, para que a canalha estudantil tenha rédea solta em nome da "tradição", vejam lá se a estudantada se mexeu para ir limpar a porcaria que faz, é o cúmulo sequer sugerirem que sejam os moradores a limpar!

  5. "Morador da Alta" assino por baixo!

  6. É impressão minha ou eu estou a ver aqui críticas por se limpar e pintar?!?
    é com segundas intenções? terceiras?
    Se calhar deviam fazer mais vezes…
    Se calhar já há funcionários a mais na câmara…
    Se calhar limpar piriscas ou pintar paredes é uma maneira útil de não serem despedidos…
    Se calhar… só se calhar… é uma acção positiva…
    Se calhar não conheço ninguém ne câmara…se calhar não conheço a realidade do dia a dia dos moradores da alta… é verdade…
    Se calhar sou só uma ingénua a ver uma "boa acção" com bons olhos

  7. Coimbra, é realmente uma cidade estúpida!
    Tem Polícia? Não se vêem, nem se mostram! São de plástico!
    Tem higine e limpeza? Zero! É porca e derrarumada!
    Tem beleza? Tem de fazer um lipoaspiração, tal a gordura de saloismo em cada esquina!
    Tem fidelidade ao passado e honra a disciplina principalmente noturna? Deixa-se destruir tal a bagunça da estudantada!
    Parece a troika! Só prepotência nos impostos dos cidadãos nativos!!!

  8. António Correia says:

    É um cheiro a suor que não se aguenta!

  9. cristina henriques says:

    nem repitam…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*