900 anos do Foral, 868 da Fundação, 111 das III Repúblicas

Spread the love

M. Pignatelli Queiroz

Relembro, neste momento, as palavras do meu grande Prof. de História do 2.º ciclo dos Liceus: “Sou agnóstico e republicano, mas reconheço no Papa Pio XII uma das maiores figuras da actualidade e não concordo com as comemorações que representam a divisão dos portugueses, como são as do dia 5 de Outubro de 1910; contrariamente, o 5 de Outubro de 1143, por exemplo, diz respeito a todos os portugueses pois é esta a data da Fundação de Portugal” (Sic).

Irrefutável o confronto, é outro caso, podendo-se discutir, concretamente, qual a data da Fundação.

A verdade é que, passados 111 anos sobre o 5 de Outubro de 1910, não estando Portugal bem na véspera deste dia, hoje está pior, nesta III República. E hoje, felizmente, se temos indivíduos e grupos armados e organizados, nada leva a crer que por aí ande o terrorismo da Carbonária, os melhores aliados de algumas lojas maçónicas que prepararam a I República com os bárbaros assassinatos de 1 de Fevereiro de 1908, com os das vésperas e do dia 5 – o de 1910 – dos Oficiais da Armada fiéis à Monarquia, de cidadãos inocentes. Não obstante, mantenho o meu respeito – e amizade por muitos – de grandes e bons republicanos. Mas estou com o meu Prof. de História. Comemora-se também o Dia da Fundação, ali junto do Túmulo do Rei Fundador, no Panteão Nacional que é a Igreja de Santa Cruz, e com maioria de razão quando todos comemoramos os 900 anos do Foral.

Um Homem Bom, culto, afável, grande político, deputado à constituinte, educador, autarca de freguesia, o maior fundador, entre centenas de autarcas que criámos a ANAFRE, faleceu Gonçalves de Sapinho, até há pouco presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, em memória do qual a Assembleia Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, uma moção de pesar. Ele está, neste momento, na defesa das freguesias.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.