Investigação europeia em eficiência hídrica conta com docente da Universidade de Aveiro

O especialista em engenharia sanitária Armando Silva Afonso é o único português a integrar o primeiro grupo de especialistas internacionais para a eficiência hídrica em edifícios, criado pela Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, anunciou a Universidade de Aveiro.

Este grupo de trabalho foi criado há cerca de um mês para identificar medidas e mecanismos necessários para assegurar em toda a União Europeia uma utilização sustentável, a longo prazo, do uso de recursos hídricos em edifícios.

Em declarações à Lusa, Armando Silva Afonso explicou que o objetivo é “fazer um documento comunitário no âmbito da eficiência hídrica em edifícios, à semelhança do que já existe para a eficiência energética”.

O grupo de especialistas internacionais terá ainda como missão a criação de sistemas de certificação para a reutilização das águas residuais provenientes dos chuveiros e lavatórios e para o aproveitamento de águas pluviais, a criação de incentivos financeiros nestes domínios e a realização de ações de formação e informação para os cidadãos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*