As três verdades… as três realidades

Spread the love

Norberto Canha

No meu pensamento, a acompanhar de perto o meu raciocínio, considero que há no universo três verdades, da mesma forma que são necessários três pontos de referência para nos orientarmos e movimentarmos, tanto na Terra como no Universo.

A verdade física, a verdade espiritual e a verdade biológica são, para mim, fundamentais. E comportam cada uma delas, a três realidades distintas. Gravidade, energia nuclear e energia electromagnética na verdade física. Pai, Filho e Espírito Santo na verdade espiritual. Vida, morte e eternidade, na verdade biológica.

Crentes ou descrentes, sábios ou ignorantes, são estas as verdades, são estas as realidades. São elas que levaram à criação da Vida e criam o conceito da Evolução. Sem elas a mente estaria estagnada e a mesma verdade instalar-se-ia indiferentemente na mente das pessoas, animais e plantas – numa palavra nos seres vivos.

Sem a Verdade Espiritual (que pode ser diferente para cada mente) como é que se teria criado os conceitos de religiosidade e deles emanados os conceitos de Ética e Moral. Que se impõem, sejam reactivados no momento em que cada vez mais se espalha o culto do dinheiro e dos bens materiais, que levam à impunidade; quando escapa à justiça, a corrupção… – não ficaram remorsos, nem arrependimento, só conta o êxito! O objectivo alcançado, com impunidade … é mais um passo em frente no mesmo caminho.

Sem a Verdade Física, não haveria vida, a vida surge na conjugação das três realidades, sem o que se andaria indefinidamente a circular no espaço sem possibilidade dos materiais e energias se juntarem para dar vida.

E sem a Verdade Biológica, a vida, morte e eternidade que significado teria a vida? Será que valia ou valeria a pena viver. Não seria que à primeira contrariedade se desejasse morrer?

Penso que a incineração é um contrasenso do viver, pois retira a possibilidade de outros seres vivos viverem e se alimentarem e de conservar o ADN para um futuro ressuscitar.

O conceito de eternidade junta a verdade espiritual e a verdade biológica, já que a verdade física não tem discussão.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.