Ensino Superior vai ter de “sobreviver” com menos 95 milhões de euros

Spread the love

Foto Gonçalo Manuel Martins

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) já informou os reitores e os presidentes dos institutos politécnicos sobre o limite máximo da despesa para o próximo ano.

A indicação de Nuno Crato é que as instituições de ensino superior público terão de gastar menos 8,5 por cento em 2012. Em termos gerais, o corte ronda os 95 milhões de euros. A maior fatia vai para as universidades que, no geral, deixarão de contar com menos 66 milhões em apenas 365 dias. O restante – 29 milhões – pertence ao subsistema politécnico.

A notícia, como é natural, não agradou aos responsáveis e os primeiros a emitirem um comunicado, para o exterior, sobre a dimensão dos cortes, são os politécnicos, cujo Conselho Coordenador reúne hoje, a partir das 10H30, na sede em Lisboa. Para já, e até porque muitas das escolas estão em férias, a reunião servirá para os responsáveis fazerem a primeira leitura dos cortes previstos e que medidas tomar para contornar as (maiores) dificuldades que se anunciam para as escolas superiores.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.