Criar emprego!

José Manuel Canavarro

No plano internacional, Portugal está claramente a melhorar a sua imagem. Esse é um excelente princípio para o reforço da nossa situação interna. É uma ajuda fundamental para que Portugal atraia investimento e para que esse investimento crie emprego e riqueza.

Não será um processo imediato, e para que assim aconteça Portugal precisa de fazer o seu caminho, de forma firme e decidida. E neste mês de Governo, Portugal tem-no feito.

As minhas funções de Presidente da Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho inibem-me, por dever e tradição do exercício de função, que se reclama isenta, de comentar o pacote laboral apresentado pelo Governo ao Parlamento.

Mas, preocupa-me a mim, como a todos os portugueses, que Portugal esteja a passar por um período prolongadíssimo de aumento do desemprego. São cerca de 700 mil desempregados. E são muitos, de entre esses, os jovens que querem encontrar emprego ou criar empresas em Portugal e não o conseguem.

Qualquer intervenção que possa melhorar estas duas situações merecerá apoio. A alteração da legislação laboral é uma entre muitas; carecemos de novas políticas activas de emprego, do reforço da formação em contexto e ligação empresarial, do incremento de apoios como o microcrédito, entre outras soluções de financiamento para a criação do próprio emprego

Esta semana ficou a conhecer-se o novo modelo de “governança” da Caixa Geral de Depósitos: mais moderno, mais inclusivo, decalcado de boas práticas empresariais internacionais e protagonizado por gestores que são competentes.

Mais um bom indicador para o mercado. E ficou clara a vontade firme do Governo de que a Caixa Geral de Depósitos esteja menos nos negócios “próprios” e mais a fomentar os dos Portugueses, a apoiar a criação de emprego, a financiar as pequenas e médias empresas. Conseguirá a CGD, não tenho dúvidas, ser igualmente rentável e ser ainda mais socialmente responsável.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*