Cemitério de Leiria opta por gavetões para poupar espaço

O cemitério de Leiria vai passar a dispor de 102 gavetões até ao final de setembro, anunciou o município.

Em comunicado, a autarquia de Leiria argumenta que esta solução permite rentabilizar espaço, já que, “se a opção fosse construir sepulturas a capacidade seria de apenas 84”. No futuro, o cemitério deverá albergar outro bloco com o mesmo número de gavetões.

A falta de espaço nos cemitérios deve-se sobretudo à lentidão com que as sepulturas provocam a decomposição dos cadáveres, estimada em mais de seis anos. Agora, construídos na parte nova do cemitério, estes gavetões aceleram o processo de decomposição.

Segundo dados fornecidos pela Câmara de Leiria, o cemitério de Leiria possui 430 sepulturas temporárias, das quais 16 estão disponíveis para ocupação. Dispõe ainda de 2.600 sepulturas perpétuas, todas ocupadas, embora 130 tenham sido abandonadas.

Existem ainda 105 jazigos, dois dos quais são municipais, e 96 ossários, 69 dos quais ocupados. O cemitério possui ainda 80 sepulturas de crianças, algumas das quais vão ser reconvertidas em sepulturas perpétuas para adultos.

One Comment

  1. Tenho uma sepultura aí no cemiterio de Leiria, gostaria de saber como faço para vender e quanto vale pois não tenho mais familiares aí e não tenho interesse em ficar com a campa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*