Autocaravanas invadem Parque das Gaivotas na Figueira da Foz

Posted by

 

Os autocaravanistas acham estranho que a Figueira da Foz não tenha um parque devidamente equipado. Não se importavam de pagar para terem as condições que encontram noutras zonas do país e da Europa.

Entretanto, vão-se instalando um pouco por toda a faixa litoral do concelho, com maior incidência no Parque das Gaivotas. A localização faz esquecer a ausência de uma estação de serviço especializada, iluminação e segurança.

O comércio local beneficia com a sua presença. Ou talvez não, uma vez que, durante o verão e fins de semana com bom tempo, ocupam centenas de lugares de estacionamento para viaturas ligeiras no maior parque da cidade sem parquímetros.

Vêm de Portugal, Espanha, França, Alemanha e outros países europeus. Jose Luis Lamedro e a família (a mulher de dois filhos menores) andam a percorrer a costa portuguesa.

“Escolhemos este parque através de um site na Internet para autocaravanistas. É apresentado como sendo gratuito, situado junto à praia e dentro da cidade. É o sítio ideal”, disse o espanhol.

59 Comments

  1. Escolheram porque é gratuito. Não por ser um parque de campismo/caravanismo que a cidade tem, mas que é pago!!!

    • D. Paula está enganada. Uma autocaravana não tem de estar num parque de campismo! Uma autocaravana estacionada não está a fazer campismo, é um veículo tal qual todos os outros e que paga os seus impostos! Fazer campismo é abrir toldos, colocar cadeiras, mesas, fogareiros, etc, na via pública! Isso é que tem de ser punido, independentemente do veículo que conduz! E existem leis para tal!

      • exigente says:

        vc esta enganado…vc paga de imposto aquli que eu pago por um veiculo para me lavar para o emprego e para as ferias não e um para o emprgo e outro para o trabalho…e naquele parque o sr fica a sabver que aquilo é isso mesmo…cadeiras…toldos…e fogareiros todos os dis…e fala que passa todos os Dias jun to aqule parque mais que uma VEZ !!! por isso nao fale daquilo que n sabe !

    • Rui Avilez Valente says:

      têm onde, no parque de campismo longe da praia? estamos a falar de auto caravanas que em qualquer cidade de litoral que se preze tem um equipamento para as mesmas

  2. Se a Figueira da Foz tem mais do que um parque de campismo, contando com os do lado da Gala, porque é que não obrigam estas pessoas a ir para lá. A culpa é de quem permite que eles fiquem por onde querem!!! depois dizem que não há condições!!!

    • Já estou como diz alguem " Ovalhamedeus"então quer dizer que os autocaravanistas, têm que ir para o parque de campismo, para deixarem o espaço vazio, para os donos dos carinhos chegarem ali e estacionarem tb sem pagar!!!! tá bonito tá,eu acho que muita gente fala assim é dor de cotovelo de não ter um veiculo como este.Marilu

      • José Gonçalves says:

        Linda conclusão a sua, não haja dúvida!!!

        Também sou autocaravanista e tenho verdadeira vergonha do que vi quando por ali passei uma única vez!!!!

        É de bradar aos céus!!!!

        Aquilo bão é, nem nunca foi, nem nunca será Autocaravanismo Itinerante!!!

        Aquilo é puro Campismo na Via Pública!!!

        Tenho vergonha de ver proprietários de autocaravanas a continuarem a agir deste modo e as autoridades nada fazerem!!!

        Se não existe legislação específica que se usem os sinais do Código da Estrada existentes e se apliquem medidas para erradicar com o Autocampismo!

        Um simples sinal de Estacionamento e Paragem Proibido com uma placa informativa limitadora de uma tonelagen superior a 1,8 ou 2 t é mais que suficiente para afastar esta praga dos parques de estacionamento onde se concentram como melgas atrás da porcaria!!!

        Basta que as Autoridades o queiram e acaba-se de vez com o Autocampismo na Via Pública!

        Um abraço,

      • Boa marilu Assim é que se responde.

        Realmente essa gente só tem é dor de cotovelo.

  3. Quer dizer, se eu levar a minha autocaravana para um estacionamento estou a ocupar 1 lugar, mas se eu levar o meu veículo do dia a dia, e são ambos ligeiros, já não estou? Qual a diferença? Ambos pagam impostos, ambos são veículos ligeiros! É necessário distinguir quem cumpre e quem não cumpre a lei! Apenas e só! Relativamente aos parques de campismo, são uma opção, não uma imposição! Importa referir que o que faz falta no concelho são areas de serviço e pernoita, nada tem a ver com parques de campismo. Nestas areas de serviço, e à semelhança do que se passa no resto da Europa, os autocaravanistas podem pernoitar (não é acampar), despejar águas e abastecer as autocaravanas, claro, com o pagamento de uma taxa. Os parques de campismo não estão capacitados para receber estes veículos e praticam preços inaceitaveis. Existe uma opinião errada do que é o autocaravanismo, talvez devido a alguns maus exemplos, mas estes não são a maioria. Bons e maus existem em todos os grupos e classes, não se pode generalizar. Cumpra-se a lei e castigue-se quem o mereça!

    • exigente says:

      nao pagam impostos vcs não….pq se o parque fosse a pagar vcs nãi iam para lá de certeza…vcs vãopq é deborla e eu pago imposto de estacionamento para ir ás compras…ir ao mercado…ir as finanças…ir ao banco…e ir para o mu emprego ! grandes diferenças não?

      • POIS FIQUE SABENDO QUE PAGO IMPOSTOS SOBRE A MINHA AUTOCARAVANA ASSIM COMO PAGO SOBRE O MEU OUTRO AUTOMÓVEL,FIQUE SABENDO TAMBÉM QUE SE EU QUISER FICAR EM PARQUE DE CAMPISMO NÃO TENHO PROBLEMA EM PAGAR,FIQUE SABENDO TAMBÉM QUE JÁ FIQUEI EM ZONAS DE PERNOITA A PAGAR (MAS EM PAISES COM MENOS IGNORANTES) E JÁ AGORA FIQUE TAMBÉM A SABER QUE PAGO IMPOSTO PARA IR ÁS COMPRAS…IR AO MERCADO…IR ÁS FINANÇAS…IR AO BANCO E IR PARA O MEU EMPREGO.CONSEGUE VER AS DIFERENÇAS?

        • fernando says:

          n´s não podemos dar ouvidos a estes parvos porque o que eles tem é dor de cotovelo porque eu só de um carro pago 200 euros de imposto e a autocaravana tambem só ocupa 1 lugar na figueira tem estancionamentos maiores para autocaravas como tabem noutras localidades cheguei agora de espinho tambem é espetacular nós temos que ser fortes

    • Pois é meu amigo, tem toda a razão quando diz que paga impostos, mas os transportadores que têm TIR´s também, e eu não vejo lá nenhum. Além disso, nos fins de semana, quando há mais afluência de pessoas á Figueira não existe estacionamento porque o que deveria ser destinado aos ligeiros, está ocupado com auto-caravanas e até com um circo. Resultado : a policia com a eficiencia que lhe reconhecemos, lá vai passando umas multas a quem tem o veículo mal estacionado por falta de alternativas.

    • José Gonçalves says:

      Pois é!! Ambos têm os mesmos direitos, mas as autocaravanas são os únicos veículos que deixam um rasto de porcaria atrás quando estão em Campismo Itinerante!!!

      Campismo é nos Parques de Campismo, seja itinerante ou fixo!!!

      Um abraço,

    • Boa! Sr Paulo

      Você ja disse muito. Essa gente que fala assim só tem é dor cotovelo, um dia que venham a ter uma autocaravana ja mudam de atitude, pois falo por experiência disso (dor de cotovelo) porque tenho um colega e um vizinho que hoje possuem uma Autocaravana, e ja não é preciso dizer mais nada. Abraço.

  4. pela verdade says:

    Como é possivel estas pessoas que não pagam impostos e ainda vêm aqaui falar de asneiras? então eu pago na Fig. de imposto municipal de 1700 euros por ano e estas pessoas andam a fazer campismo SELVAGEM em pleno centfo da cidade onde eu pago uma renda por aquilo que é meu e de uma mensalidade todos os meses para a limpeza junto com a fatura da água para estes aproveitadores e turistas de m….

    • POIS,NUNCA SAIU DA FIGUEIRA DA FOZ NÃO É?

    • Rui Avilez Valente says:

      O sr. deve ser daqueles que querem a figueira só para si. Mas deve ir tomar café e fazer as compras a Coimbra.
      De certeza que nunca saiu da sua terrinha senão se calhar não dizia tantas besteiras.

  5. pela verdade says:

    Estes turistas naõ interessam á cidade…sujam…nao pagam impostos…uzufruem de um parque em pleno centro da cidade sem pagar…não fazem despezas…comem sandes nas caravanas…não sao clientes nem das lojas dos 300…enfim …que canalha é esta que ainda querem com certeza água e luz de borla nas caravanas e aqui o Zé que paga os seus impostos municipais a sustentar estes hipócritas da sociedade…!

    • CONSEGUE SEGUI-LOS A TODOS PARA FAZER ESSAS AFIRMAÇÕES?

    • Pires Marques says:

      Hó pela verdade, a dor de cotovelo custa tanto, mas sabe eu vou dar-lhe uma sugestão faça como eu que jogo duas vezes por semana no euromilhões para ver se me sai alguma coisa para eu também poder comprar uma.

    • "não sao clientes nem das lojas dos 300" Há há há…só se esqueceu de dizer que algumas dessas autocaravanas custam mais que a sua habitaçao, certamente. Será que é mesmo ignorancia sua, ou será mesmo inveja!.

      Santa ignorancia.

    • Aprenda primeiro a escrever e depois venha cá presentear-nos com a sua douta opinião. "UZUFRUEM"…"DESPEZAS" … enfim… frequentou a escola da Figueira da FoS!!!
      Quanto à água e luz tenho a referir-lhe o seguinte: a luz é de borla (com painel solar estamos sempre a produzir). Quanto à água pagamos, tal como o senhor.

      As sandes e as lojas dos 300 deixo-as para si, estimado cidadão figueirenZe

    • Eu se fosse o Sr. informava-me realmente junto dos Auto caravanistas, se são realmente a canalha….. que o sr. diz é lamentável. Eu sou auto caravanista trabalho pago impostos e sempre que saio vou aos cafes restaurantes lojas, que se calhar o sr vem a minha cidade no seu "automóvel" faz a sua visita deita os papeis para o chao e vai-se embora gabando-se que foi visitar o tal sitio.

  6. exigente says:

    Vcs deviam era trabalhar seus ignorantes….seus paroveitadores…só aqui ..POR ENQUANTO…até um dia…que nao deve faltar muito para terminar com essas benesses que têm uzufruídon nesta cidade Onde vcs encontram um Parque em pleno centro e priviligiado lugar como aqui na Fig? Se querem pagar á um parqu na Gala (Orbitur) e o parque de campismo na Fig e pq não vão para lá? ali á condições mas têm de pagar….o que vcs querem é de borla e aqui o Zé que pague seus turistas de M…!

  7. Filipe Seco says:

    Realmente com gente tão agressiva e ignorante da diferença entre autocaravanismo e campismo não vale a pena argumentar!
    Talvez sintam a diferença se os autocaravanistas boicotarem a Figueira como destino!

  8. Ana Maria says:

    Santa ignorancia!!!
    À ana, ao exigente e ao pela verdade quero dizer que deviam estar mais BEM INFORMADOS.
    Ao companheiro Paulo digo-lhe que com certas pessoas não vale a pena perdermos tempo…

  9. joaquim serrano says:

    Eu vejo nisto tudo que há muita ignorancia ou inveja na sociedade Potuguesa.
    So quem não conhece por exemplo em França. Existem muitos locais para autocaravanas uns a pagar e outros grátis e também parques de campismo vai quem quer.Portugal, nossos governandes não têm ligado,mas já vai aparecendo alguns locais e os autocaravanistas deixam sempre dinheiro por onde passam.

  10. Sou Autocaravanista.

    Lamento o que ocorre aqui na Figueira da Foz, como lamento também o que ocorre um pouco por toda a orla marítima portuguesa,

    Reconheço, naqueles que protestam contra o autocaravanismo, razão nas suas tomadas de posição.

    Qualquer residente paga impostos Municipais para ter direitos sobre aquilo que até é seu. E não é justo, de facto, terem que pagar a águas e os despejos que a maioria dos utilizadores de autocaravanas pretendem que seja um direito gratuito!!

    É verdade que a grande maioria dos proprietários de autocaravanas usam este tipo de viaturas para terem umas férias baratas, para não dizer gratuitas.

    Lamento o estado a que estamos a chegar por força da não intervenção atempada das forças policiais e até administrativas.

    É urgente que se tomem atitudes para por fim a estes atropelos sob o risco de em breve eu não poder sequer circular de autocaravana.

    Lembro que sou autocaravanista e não gosto da imagem que está a ser passada por muitos utilizadores de autocaravanas, nem pelas posições defendidas por alguns "clubes" de proprietários de autocaravanas, nem por coisas que alegadamente pretendem representar o autocaravanismo em Portugal.

    Tenho vergonha desses comportamentos!!!

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves

    • """""""""""É verdade que a grande maioria dos proprietários de autocaravanas usam este tipo de viaturas para terem umas férias baratas, para não dizer gratuitas.""""""""""""

      peço desculpa mas acho que não é Autocaravanista , BARATO ; GRATUITAS , onde?

      eu pessoalmente sempre que saio com a minha AC , acho que contribuo para o desenvolvimento do pais , o dinheiro que gasto nas cidades por onde passo não é pouco , visitas aos museus , restaurantes , cafés , gasóleo , etc..

      Cumprimentos
      Helder Leite

    • Ernesto Silva says:

      Cpmpanheiro
      Quando fala " em posições defendidas por alguns "clubes" de proprietários de autocaravanas, está a referir-se ao seu clube do qual é delegado concelhio, ou doutros?
      .EFSILVA

      • Bom dia Companheiro Ernesto Silva,

        Quando falo em posições defendidas por alguns "clubes" de proprietários de autocaravanas, são mesmo posições defendidas por alguns "clubes" de proprietários de autocaravanas!

        Veja-se as posições defendidas em reportagens televisivas, onde acusam as Autarquias, atribuindo-lhes responsabilidades pelos crimes cometidos por autocampistas itinerantes, veja-se as entrevistas em Imprensa escrita, onde continuam a dizer que a culpa é das Autarquias que não lhes criaram locais de acampamento à beira mar com água, luz e saneamento privativo, tudo a título gratuito, claro!!!

        Não deve ser essa a posição do Clube Português de Autocaravanas, da qual sou Delegado Concelhio e do qual já fui Coordenador Regional, não!!!

        Luto por Autocaravanismo Itinerante, pela liberdade de poder estacionar onde houver um lugar de estacionamento público e em igualdade de circunstâncias com os demais utilizadores do Espaço Público!

        Luto pelo Autocaravanismo Itinerante, defendo que as Autarquias deveriam apostar nesta forma de Turismo mas não serem obrigadas a criarem-me condições especiais de corrida. Se entenderem que o devem fazer, devem fazê-lo por iniciativa própria e não por obrigação! E se não optarem pela criação destas infraestruturas deveremos respeitar as suas posições, numca acusá-las de responsabilidades que não lhes compete, como alguns senhores têm vindo a fazê-lo publicamente, em TV e Jornais!!!

        Sou absolutamente contra o Autocampismo, Itinerante ou Fixo!!!!

        Quem adquire uma autocaravana, para a prática de Autocampismo, cometeu um sério erro de avaliação!!!

        Uma caravana seria muito mais económica e o Campismo só é permitido nos locais devidamente Licenciados para tal, Parques de Campismo!

        Um abraço,

    • Ernesto Silva says:

      Companheiro
      Uns dias atrás disse-lhe que andava a dar tiros nos pés, agora digo que dá tiros em todas as direcções, e , pode haver ricochetes…
      Vou terminar as minhas inquirições ao companheiro uma vez que não leva a lado nenhum,nem á defesa do autocaravanismo. O companheiro tornou a sua posição radical de confronto ao aparecimento de novos clubes de novas federações, e quando assim é não pode haver diálogo, no restol concordo com algumas das suas posições.

      Um abraço, e apesar de não concordar com o companheiro em alguns pontos por si defendidos, sempre companheiros

      Ernesto Silva

  11. António Luis Braga says:

    Anda aí muito autocaravanista ''que se arma em bem comportado'',… mas… enfim…
    Na Figueira já fui muitas vezes ''às compras'', ao Casino, ao Restaurante, conheço todos os cafés ali nas imediações, enfim, ajudo mais no desenvolvimento da Figueira que uma imensa maioria de locais que nem os impostos pagam pq sendo profissoes liberais, comerciantes e outros que tais, ''fogem ao fisco'' com o diabo da cruz.
    E a Figueira, nem tem assim tanta beleza que justifique a estadia.

    • jose gonçalves says:

      Caro António Luis Braga,

      Da única vez que utilizei esse parque de estacionamento para pernoitar, senti nojo e vergonha do que lá se passa!!!

      E não se trata de bem comportado ou mal comportado!

      Trata-se de respeitar a localidade e os residentes!!!

      Esvaziar os depósitos de águas sujas em pleno chão, esvaziar a cassede de merda num buraco que lá existe a ceu aberto é nojento e criminoso!!!

      Aquele parque de estacionamento deveria ser interdido a veículos de tonelagem superior a duas toneladas e acabava-se de vez com aquela pouca vergonha!!!

      Já fui diversas vezes à Figueira da Foz em Autocaravana, apenas uma vez àquele Parque de estacionamento e garanto-lhe que não voltarei a por lá os pés!!!

      É nojento demais o comportamento da grande maioria dos Autocampistas que por lá acampam!!!

      Um abraço,

  12. Existe tanta gente ignorante. ainda se queixam do estado do pais? nem a cultura do autoravenismo conheçem, criticam, nºao querem ver realmente do que se trata simplesmente dizem mal, uns porque gostavam de ter uma AC outros porque nunca esprimentaram a liberdade de viajar num espaço assim, enfim… São uns tristes isso sim.

  13. SóVouondeSouBenvindo says:

    Eu, no fim de ler tanta asneira e ignorância sobre Autocaravanismo, comunico que NÃO VISITAREI a Figueira, prefiro jantar e almoçar em restaurantes para degustar a gastronomia regional noutras paragens mais acolhedoras a este tipo de turismo, onde inclusivamente os municípios já se adiantaram na realização de infraestruturas para nos receber condignamente, não como aí nessa terra de atrasados mentais. Depois, queixem-se da crise enquanto expulsam a clientela…

  14. Olá querida, seu blog é realmente muito interessante… contém informações grandes e únicas. Gostei muito de visitar seu blog. É simplesmente fantástico… Muito obrigado

  15. António says:

    Sou autocaravanista, resido em Coimbra e estou-me a borrifar para os figueirenses melindrados com as autocaravanas. Já lá tive casa de férias e pouco ou nada a usei. Continuem a pagar os vossos impostos que eu faço questão de ir dar o meu dinheiro a outros.

    • Não é necessário ofensas….. "Figueirense melindrados" , casa de férias que não usa……
      a ver pelas filas de carros que se veem ao domingo de saída da Figueira em direção a coimbra , não diria que esta cidade não merece a sua
      estadia….. mas pronto, não se agrada a gregos e a troianos….

      sim, acho lamentável que a Figueira não tenha um bom parque de caravanistas….. e não, não tenho nenhuma caravana…..

      • António says:

        Melindrado significa ofendido, escandalizado,… Será um insulto referir Figueirenses ofendidos com as autocaravanas???????
        "… casa de férias que não usa…" onde está a ofensa?????????
        Quanto ao merecer ou não a minha estadia… há muito decidi que não perco tempo nem dinheiro na Figueira. De resto estou de saída para o sul de França. Boas férias e saudações para todos os autocaravanistas civilizados. Para os outros… vão para a Figueira 🙂

  16. Sou da Figueira da Foz e acho lamentável que a Figueira não tenha um bom parque de caravanistas…..
    e não, não tenho nenhuma caravana….. apenas acho piada a campismo e acho que seria uma mais valia para a cidade e para os caravanistas. juntar o útil ao agradável.

    sou a favor que seja um parque com as condições necessárias. penso que uma taxa pequena pelo uso de água e saneamento não
    será uma aberração.

  17. Criem um parque e considerem um valor diário para aí "estacionar" como tantos outros municípios já fizeram. Promovam o turismo e o comércio local. Vejam o que se passa um pouco por toda a Europa. Em Portugal ao contrário da esmagadora maioria dos países Europeus, desincentivam-se os turistas em vez de se criarem condições para que esta forma de turismo conviva harmoniosamente com os habitantes locais e os restantes turistas. Abram os olhos e deixem de ser tacanhos.

  18. Com tanta asneira que li sobre os autocaravanistas, nem vale a pena argumentar, o melhor que se pode fazer é ir passear pelo interior do país onde há tanta coisa bonita e somos tão bem acolhidos, é que há pessoal que vive no litoral e que por ter uma praia ao pé pensa que tem tudo mas no inverno não têm la ninguem, só os autocaravanista é que vão passando e deixando o seu dinheiro pelo comércio local, mas enfim.

    • Rui Avilez Valente says:

      É essa a realidade desta aldeia que é a Figueira da Foz e onde a maioria das pessoas que vivem na Figueira fazem as compras em Coimbra e se estão cagando para o turismo pois gostam de viver dentro de uma redoma

  19. quando a cabeça e a visão não atingem , basta pesquisar neste mundo dos computadores que todos mexem , para poder conhecer alem fronteiras ( façam força para sair da toca )…

  20. Victor Avila says:

    Alguém aqui falou que até a Figueira não tem lá muita beleza. Gostos não se discutem. Até estou de acordo, com uns e com outros, o que não havia, era necessidade de se agredirem verbalmente. Alguns autocaravanistas deveriam ser penalizados pelas atitudes que por vezes tomam, como por exemplo vazamentos de águas em parques de estacionamento…, mau gosto e provocador. Pela existência de algumas atitudes assim, é que se provoca a discórdia. Pensemos. Coitados dos que não podem adquirir uma AC como nós e disfrutar dos mais interessantes locais espalhados pelo nosso país. Respeitem os outros que já lá estão.
    É verdade que tudo não passa certamente por ser INVEJA.
    Disciplinemos as nossas atitudes como Autocaravanistas e participemos para melhorar os locais por onde passamos deixando a nossa marca de BOM VIVER E ESPERANÇA.
    Boas viagens a todos, e não esqueçam, A UNIÃO FAZ A FORÇA e JUNTOS VENCEREMOS.
    AUTOCARAVANAS PARA TODOS.

  21. Santa ignorância, não julgo o auto caravanismo como campismo selvagem, mas sim uma forma de lazer diferente é o que o auto caravanista procura a liberdade. Os auto caravanistas dignos não fazem despejos nem lixo como foi dito atras. Esquecem-se o Srs da dita cidade, que o auto caravanista aumenta a economia da dita cidade. Acho o turismo importante, julgo que seja por inveja que se falta tão mal do auto caravanista. É de lamentar que ainda haja mentes tao maldosas

  22. Depois de ler tudo isso na Figueira passo ao largo….. vou almoçar um bom peixinho a Nazare onde sou bem vinda….

  23. Luis Miguel says:

    NA REALIDADE É E SERÁ SEMPRE ASSIM!
    UMA AUTO CARAVANA É UM VEICULO MOVEL.NÃO DEVERÁ SER TAXADO COMO UMA RESIDENCIA FIXA.
    NOTA -SE PERFEITAMENTE PELA FORMA COMO SÃO FEITOS ALGUNS COMENTÁRIOS QUE ALGUMAS PESSOAS INVEJAM OUTRAS POR TEREM AUTOCARAVANAS E ELES NÃO.
    MAS QUE SE PODE FAZER? SEJAM FELIZES E DEIXEM OS OUTROS SER TAMBÉM!

  24. Há gente que ainda não percebeu a diferença entre campista e autocaravanista

  25. Rui Avilez Valente says:

    Na Figueira existem é muitos ignorantes que nem merecem o ar que respiram nesta bela terra. Pessoas que nem as compras fazem no comercio da Figueira e a maioria até vai tomar café a Coimbra pois é mais chique.
    Quem dera à Figueira centenas de auto caravanas todos os dias paradas na cidade, devia, era se preocuparem em criarem condições para receber essas ditas auto caravanas que dão vida e cor.
    E se calhar deviam era protestar para as ruas sujas da cidade e da vergonha que a mesma se encontra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*