Serra do Caramulo acolhe acampamento de 1.700 jovens de todo o mundo

Cerca de 1.700 jovens, 300 dos quais estrangeiros, participam a partir de segunda-feira num acampamento que assinala o centenário da criação do primeiro grupo de escoteiros em Portugal.

O acampamento decorrerá até 7 de agosto, em Arca, no sopé da Serra do Caramulo, e tem já confirmadas presenças de jovens de Portugal, Espanha, Alemanha, Rússia, Islândia, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

O tema transversal do encontro será o “Escotismo para todos”, lema que orienta os Escoteiros de Portugal. “É um escotismo que envolve todas as pessoas, promove o diálogo intercultural, a descoberta do outro e valoriza a diferença”, justificou à Lusa o presidente da associação Escoteiros de Portugal, Nélson Raimundo.

Como o escotismo vive essencialmente do ar livre e do contacto com a natureza, no dia 6 todos os jovens participantes no acampamento estarão envolvidos numa “grande ação de limpeza de floresta, com controlo de espécies infestantes”.

A ação será desenvolvida em colaboração com a Autoridade Florestal Nacional, inserindo-se no Ano Europeu do Voluntariado e no Ano Internacional da Floresta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*