Navio da Marinha abre as portas ao público no Porto da Figueira da Foz

Posted by

Foto de Jot´ Alves

 O navio “Viana do Castelo” da Marinha portuguesa encontra-se ancorado desde hoje (23) no Porto Comercial da Figueira da Foz. Zarpa às 08H00 de segunda-feira em direção ao sul do país. O barco pode ser visitado hoje e amanhã, das 14H00 às 18H00. A entrada é no cais da Praça da Europa, em frente ao edifício da câmara.

A Armada encomendou oito embarcações de dupla função (missões militares e patrulhamento e ações de busca e resgate na costa nacional) aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) para substituir seis corvetas, com cerca de 40 anos. Duas das novas embarcações destinam-se ao combate à poluição marítima.

A tecnologia de ponta ao serviço da navegação, o sofisticado sistema de comunicações (português) e o elevado nível de automação do navio permitem reduzir custos através de uma guarnição confinada a 38 elementos. Tem uma autonomia logística de 30 dias.

Pode ser reabastecido em alto mar e tem uma plataforma para um helicóptero. Fabricado nos ENVC (foi por isso que adotou o nome da cidade), o primeiro navio da série fez escala na Figueira da Foz no âmbito do patrulhamento da costa portuguesa. O navio é comandado pelo capitão de fragata César Correia.

Recentemente, o Viana do Castelo deu apoio logístico à Polícia Judiciária, que realizou numa operação conjunta com a Marinha contra o tráfico de droga no sul do país, saldando-se pela apreensão de elevadas quantidade de estupefacientes.

Foi a primeira operação daquele do “Viana do Castelo”, que foi entregue à Marinha em dezembro de 2010 e entrou ao serviço em março deste ano. Ainda se encontra em fase de testes e treinos.

Em 2005, o Dia da Marinha realizou-se na Figueira da Foz, tendo sido anunciado, nas comemorações da efeméride, que a segunda embarcação da série de oito ostentaria o nome da cidade. O Navio da República Portuguesa (NRP) “Figueira da Foz” vai ser entregue à Armada até ao final do corrente ano.

2 Comments

  1. cristina henriques says:

    Excelente navio com modernidade e sofisticação para prestar mais serviços de salvamento marítimo e fiscalização nas águas de jurisdição nacional a efetuar futuramente pela Marinha de Guerra Portuguesa.
    Desejamos longa vida a este meio naval.

    .

  2. Mais uma que os ENVC, sao uma empresa com capacidades enormes.
    Pequenas são as capacidades dos administradores que passam por lá.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*