Desconvocada a greve nos SMTUC

Posted by
Spread the love

Foto Gonçalo Manuel Martins

Está sem efeito a greve dos SMTUC, que estava marcada para a próxima semana. Ontem, em reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e a administração da empresa, foram ultrapassadas as três questões que levaram à convocação da greve.

Assim, no que respeita à integração, no quadro dos motoristas atualmente contratados, vinga a tese da administração, que não tem margem orçamental para manter os vencimentos. Ou seja, os 10 trabalhadores que, a contrato, recebem cerca de 740 euros, vão ter de passar a receber, como elementos do quadro dos SMTUC, o salário mínimo, 482 euros.

Já sobre o CAP – Cerificado de Aptidão Profissional, obrigatório para os motoristas, a administração dos SMTUC aceita pagar os custos da formação. Só que as ações formativas vão decorrer em sete sábados e a empresa não paga transporte ou horas extraordinárias.

Por fim, a questão mais polémica, que é a da prestação de contas à empresa por cada um dos 282 agentes únicos. Todos são motoristas e cobradores e, com o acordo ontem alcançado, vão ter, cada um, uma conta aberta em seu nome, recebendo depois um cartão Multibanco.

O objetivo é que, depois do serviço, cada um deposite os proveitos do dia. Para alguns motoristas, trata-se de um mau acordo, pois obriga a trabalho extraordinário não pago.

 

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.