Rotunda dos Bombeiros da Figueira da Foz vai ter um monumento

Posted by
Spread the love

Foto de Jot´ Alves

O repto foi lançado hoje (28) pelo presidente dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. Na qualidade de deputado municipal, recorde-se, Lídio Lopes também foi o autor da proposta que levou a câmara a homenagear os bombeiros da cidade e as suas famílias através da toponímia.

A Rotunda dos Bombeiros da Figueira da Foz, situada no acesso à Variante de Tavarede, foi inaugurada hoje. A placa toponímica encontra-se colocada numa pedra de calcário.

Lídio Lopes defendeu que os “soldados da paz” devem ser homenageados de forma mais vincada e digna, propondo que fosse ali erigido um elemento escultórico. E avançou que a corporação que preside suportará metade dos custos.

João Ataíde aceitou o repto do presidente dos Bombeiros Voluntários. A obra começará ganhar forma “logo que seja (financeiramente) possível”, garantiu o presidente da Câmara da Figueira da Foz.

Na cerimónia participaram as duas corporações de bombeiros da Figueira da Foz (Voluntários e Municipais), fazendo um desfile de viaturas pela cidade e a guarda de honra no descerramento da citada placa toponímica.

João Ataíde presidiu ao ato, que contou com a participação de Lídio Lopes, Duarte Caldeira (presidente da Liga de Bombeiros Portugueses), Fernando Curto (presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais), Vítor Madaleno (presidente da Junta de Tavarede) e comandantes e antigos comandantes dos dois corpos de bombeiros locais.

Recorde-se que o descerramento da placa de homenagem aos bombeiros figueirenses, mortos e vivos, assumiu mais ênfase por ter acontecido no Dia do Bombeiro Português.

A cerimónia realizou-se com pompa e circunstância, não obstante ter começado com cerca de meia de hora de atraso. Até a terra da rotunda foi pintada de verde, para combinar com a relva. O embelezamento do espaço foi suportado por um privado.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.