População da Pampilhosa debate necessidade de ramal de ligação à Figueira da Foz

Spread the love

Forças políticas e da sociedade civil vão debater, a 27 de maio, na Pampilhosa, Mealhada, a importância do ramal ferroviário de ligação à Figueira da Foz, encerrado há mais de dois anos.

O debate, que está a ser preparado por um grupo de trabalho nascido no seio da assembleia municipal da Mealhada, conta ainda com a participação de Manuel Tão, especialista em questões ferroviárias da Universidade de Algarve.

“A ferrovia não só é ótima para as pessoas como para o transporte de mercadorias, enquanto elemento potenciador da economia local”, disse esta quinta-feira (12) à Lusa Guilherme Duarte, presidente do grupo de trabalho.

Guilherme Duarte lembrou os investimentos realizados, em 2007, no troço de cerca de 50 quilómetros, que liga o concelho da Mealhada ao da Figueira da Foz, passando por Cantanhede e Montemor-o-Velho, com supressão de passagens de níveis, intervenção no túnel das Alhadas, bem como as obras do porto comercial da Figueira da Foz e a prevista plataforma logística da Pampilhosa.

A realização do debate surgiu, em setembro de 2010, sob proposta da bancada da CDU na assembleia municipal da Mealhada, tendo sido aprovada por maioria “sem votos contra”, disse.

O debate decorre a 27 de maio, pelas 21H00, no salão dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e vai reunir, segundo Guilherme Duarte, representantes dos grupos parlamentares e da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego, presidentes de câmara e das juntas de freguesia servidas pelo ramal ferroviário e associações sindicais, entre outras entidades.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.