Clima económico e confiança dos consumidores voltam a diminuir em maio

Spread the love

O clima económico voltou a piorar em maio, atingindo o seu pior registo desde junho de 2009, e a confiança dos consumidores também voltou a diminuir, à semelhança do que já havia acontecido em abril, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, o sentimento económico caiu para os -2 pontos, de -1,8 em abril. A evolução do sentimento económico reflete a queda em maio em todos os inquéritos setoriais. A confiança dos consumidores voltou a cair em maio, depois de em abril ter regressado às descidas, tendo nos meses anteriores apresentado alguma melhoria.

O indicador piorou de -49,5 para -50,3 pontos, pressionado por uma visão mais negativa dos inquiridos sobre a situação financeira no lar, a situação económica no país e das expetativas de desemprego no país nos próximos doze meses, apesar dos portugueses demonstrarem uma ligeira melhoria na confiança sobre a sua capacidade de poupar dinheiro no próximo ano.

Os restantes inquéritos setoriais também apresentam valores negativos, com o indicador de confiança da indústria transformadora a piorar de -12,2 para 13,8 pontos, nos serviços de -11,5 para -13,6 pontos, no comércio de -11,7 para -14,3 pontos, na construção e obras públicas de -51,1 para -52,6 pontos.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.