Cerca de 200 alunos ajudam a recolher uma tonelada de lixo abandonado na Torre

Spread the love

Cerca de 200 alunos e elementos da GNR, bombeiros e Proteção Civil do distrito da Guarda participaram esta segunda-feira (9) numa ação de recolha de lixo na zona da Torre, na Serra da Estrela, reunindo uma tonelada de resíduos.

A ação de sensibilização ambiental foi promovida pelo Governo Civil da Guarda com o objetivo de assinalar o Dia da Europa e de alertar os mais novos para a temática da preservação do ambiente. Munidos de luvas e de sacos, os alunos recolheram os lixos que foram abandonados pelos turistas durante os meses de inverno e que são visíveis após o desaparecimento da neve.

A iniciativa simbólica permitiu recolher cerca de uma tonelada de detritos como papéis, plásticos, latas, garrafas, pedaços de trenó, restos de luvas, entre outros.

Participaram alunos de agrupamentos de escolas dos concelhos de Seia, Gouveia, Guarda e Manteigas, que deram o seu contributo para a promoção do património natural da região e a valorização da Torre, o mais conhecido ex-líbris da Serra da Estrela.

Segundo o Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, com a iniciativa, os mais novos foram sensibilizados “para a ideia da defesa do ambiente e da preservação do território contra os malefícios de uma sociedade de consumo”.

Lamentando a atitude dos visitantes que lançam o lixo para o chão, sujando a envolvente da Torre, o responsável reconheceu que “este ciclo vicioso tem que ser quebrado”.

Santinho Pacheco referiu à Lusa que “é necessário resolver” a degradação “do ponto de vista ambiental e urbanístico” do ponto mais alto de Portugal Continental, situado a 2.000 metros de altitude. Além disso, alertou, a Torre “é um sítio quase místico do turismo nacional, mas também é um santuário ambiental”.

“Podemos ter uma política ambiental diferente, se cada um de nós for um agente de educação ambiental e for um portador de uma mensagem de civismo, particularmente neste sítio emblemático, quer do ponto de vista ambiental, quer turístico”, declarou.

O presidente da Câmara de Seia, Carlos Filipe Camelo, também presente na ação, valorizou a iniciativa, dizendo que ao alertar os mais novos “é mais fácil” chegar aos adultos.

Os alunos que participaram no evento gostaram da experiência, e deixaram recados aos adultos e aos visitantes da Serra da Estrela.

Diogo Cruto, de Manteigas, considerou que as pessoas “deviam ser castigadas” por poluírem a natureza e apelou para que no futuro os visitantes tragam “sempre um saquinho para deitarem os dejetos”. “Deitem os lixos para os sítios próprios”, foi o apelo lançado por Cláudia Ribeiro, aluna de uma escola da Guarda. Adriana Nunes, também da Guarda, referiu que o lixo deve ser depositado nos caixotes, porque sendo lançado na natureza “vai poluir o meio ambiente e estragar a paisagem”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.