Ovar adjudica qualificação ambiental do Buçaquinho no 25 de abril

Spread the love

As comemorações do 25 de abril no distrito de Aveiro têm um dos seus pontos altos em Ovar, onde esta segunda-feira (25) a autarquia adjudica a empreitada de Qualificação Ambiental do Parque do Buçaquinho, na freguesia de Cortegaça.

Apontado como uma das principais zonas verdes do concelho, o parque vai ser sujeito a uma intervenção na ordem do milhão e meio de euros, devendo a obra estar concluída em meados de 2012.

O projeto prevê a criação de um observatório interpretativo da fauna e flora do parque; a construção de uma torre de observação, lagoas e percursos lagunares; a definição de passadiços em madeira; a plantação de um jardim de aromáticas; a instalação de recreios infantis e edifícios de apoio; e a recuperação do espaço onde antes funcionava uma estação de tratamento de águas residuais.

A cerimónia de consignação da obra tem início às 16H30 no Buçaquinho, seguindo-se a entrega de seis habitações sociais no Sargaçal, em Válega, e uma guarda de honra pelas corporações de bombeiros de Ovar e Esmoriz, na praça da República, no centro de Ovar. As celebrações terminam com uma sessão solene da assembleia municipal, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Aveiro

Na capital do distrito, a Revolução do 25 de Abril de 1974 recorda-se com o espetáculo musical “Gente de Alma Portuguesa”, às 16H00 na praça Joaquim Melo Freitas, e em Estarreja está prevista uma marcha comemorativa de 12 quilómetros, que teve início às 09H30.

Arouca

Em Arouca, o programa das festas arranca às 15H00, com uma largada de pombos e balões na praça Brandão de Vasconcelos, seguida de um concerto pelo Grupo de Pequenos Cantores da Paróquia, no auditório do cinema Globo D’Ouro. Para as 21H00 está marcada a “Caminhada pela liberdade”, cujo ponto de partida é o centro da vila.

Castelo de Paiva

Em Castelo de Paiva há também largada de pombos, além do desfile das associações do concelho, a atuação da fanfarra da corporação local de bombeiros e a realização de várias provas desportivas – tudo a partir das 15H00, junto ao edifício da câmara municipal.

Oliveira do Bairro e Mealhada

Oliveira do Bairro e Mealhada optaram por cerimónias logo ao início da manhã. No primeiro caso, o 25 de Abril assinala-se a partir das 09H00 junto ao monumento de homenagem aos ex-combatentes nas guerras coloniais; no segundo, as comemorações arrancam às 10H00, com o hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho, uma guarda de honra pelas corporações de bombeiros da Mealhada e da Pampilhosa, a interpretação do hino nacional pela Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto, uma largada de pombos pelo grupo columbófilo local e a deposição de uma coroa de flores no monumento aos mortos em combate.

O programa termina com uma sessão solene da Assembleia Municipal da Mealhada, no salão nobre da câmara municipal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.