Morreu António Luzio Vaz

Spread the love

O jurista Luzio Vaz, ex-administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), morreu hoje, aos 70 anos, de doença prolongada, disse à agência Lusa uma fonte familiar.

António Luzio Vaz, que administrou os serviços sociais universitários durante 30 anos, faleceu nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde foi internado há alguns dias devido a um “agravamento do seu estado de saúde”.

Consagrado como uma das figuras mais queridas da academia de Coimbra, Luzio Vaz exerceu também advocacia na cidade e foi presidente do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Em janeiro de 2010, já aposentado dos SASUC, foi substituído nestas funções por Jorge Gouveia Monteiro, antigo vereador da CDU da Câmara Municipal de Coimbra.

Um mês antes, António Luzio Vaz apresentou na Sala do Senado da Universidade um livro sobre a história e a atividade dos Serviços Sociais da instituição, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

“A minha preocupação foi deixar um testemunho sobre todos aqueles que ajudaram a criar os serviços sociais da Universidade de Coimbra”, disse na altura o autor à Lusa.

Intitulada “Acção Social Escolar na Universidade de Coimbra – Perspetiva Histórica e Princípios Orientadores”, a obra analisa os serviços sociais universitários, desde os primórdios, passando pelo Estado Novo até à atualidade.

No dia 04 de julho de 2010, feriado municipal em Coimbra, Luzio Vaz recebeu a Medalha de Ouro da Cidade, uma das várias homenagens de que foi alvo nos últimos dois anos.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.