Novos cortes anunciados pelo Governo geram mar de críticas

Posted by
Spread the love

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, apresentou um novo pacote de medidas de austeridade com reforço das medidas ainda este ano, e novas a aplicar para assegurar as metas do défice de três por cento em 2012 e dois por cento em 2013. As medidas apresentadas pretendem atingir uma poupança adicional de 0,8 por cento do PIB este ano, de 2,5 por cento em 2012 e 1,2 por cento em 2013.

O ministro considera o reforço das medidas de consolidação orçamental ainda em 2011, como “medida de precaução”, pretendendo assegurar um ajustamento aproximado de 0,8 por cento.

As medidas serão na área da saúde, das empresas do Estado, transferências do Estado para outros subsetores, benefícios e contribuições sociais, e despesas e receitas de capital. Entre elas, o Governo anunciou que vai congelar as pensões e aplicar uma “contribuição especial” para as reformas acima de 1.500 euros a partir de 2012, pretendendo atingir uma poupança semelhante à do corte dos salários já em vigor.

Um novo pacote de medidas de austeridade que está a dividir a opinião dos economistas, com Ferreira do Amaral a considerar injusto que sejam penalizados os reformados, enquanto João Duque acha que o esforço tem que ser de todos os portugueses.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.