Festival Avanca estreia concurso de filmes de animação júnior

Spread the love

Um concurso de filmes de animação realizados por crianças é uma das novidades do festival internacional de cinema Avanca 2011, que vai decorrer no próximo mês de julho, anunciou hoje (24) a organização.

Este novo concurso de curtas-metragens intitulado “À procura de mim no meio dos outros” procura incentivar a produção de filmes de animação pedagógicos dirigidos a crianças e produzidos com o seu apoio em torno da questão da identidade.

“Esperamos que este seja um espaço em que o audiovisual ajude os jovens a questionar as coisas importantes da vida e a debruçarem-se sobre os problemas”, disse à Lusa, António Costa Valente, diretor do festival. Os trabalhos podem ser feitos com o recurso a telemóveis, máquinas fotográficas ou até utilizando a webcam do computador portátil. “Com qualquer coisa que capte imagem é possível fazer isso”, acrescentou Costa Valente.

O concurso destina-se a alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico e respetivos professores, mas também podem participar jovens e adultos desde que, na sua equipa, integrem pelo menos uma criança, com idade entre os 8 e os 12 anos. As inscrições para o concurso estão abertas até 15 de abril e os filmes têm de estar terminados até 5 de julho, altura em que a organização fará a seleção dos trabalhos que irão ser exibidos em sessão especial no Avanca 2011.

O filme premiado será exibido numa conferência internacional, em 2012, e será disponibilizado numa plataforma europeia com conteúdos pedagógicos audiovisuais, podendo ainda vir a integrar uma maleta pedagógica direcionada aos professores do Ensino Básico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.