Quando o xadrez ensina os jovens a tomar decisões (com fotos)
Os números falam por si e mostram o amor pelo jogo: 144 crianças, com idades entre os 7 e os 12 anos, provenientes de nove escolas do distrito, reuniram-se esta quarta-feira (dia 16) na Escola EB1 da Solum para disputar o maior torneio de jovens que Coimbra alguma vez viu.
Numa só tarde os mais novos participaram em mais de 500 jogos de xadrez, cada um com uma média de 15 a 20 movimentos. Ou seja, feitas as contas, foram quase 20 mil as vezes que as crianças agarraram nos peões, nos cavalos, nos reis e rainhas, e os mexeram pelos quadrados do tabuleiro, sempre com mestria.
“É a segunda vez que realizamos aqui um torneio”, conta José Manuel Santos, responsável pela organização do torneio na escola, rodeado pelos pequenos atletas do pensamento que terminaram mais uma ronda. E não há dúvidas de que o xadrez é uma excelente “oportunidade de convivência de jovens de todas as idades”.
A modalidade barata que dá milhões de vantagens
O DIÁRIO AS BEIRAS muda de entrevistado, mas repetem-se as palavras. “Se fôssemos falar sobre as vantagens do xadrez, nunca mais daqui saíamos”, garante José Vicente. De acordo com o coordenador da Associação Desportiva Escolar de Xadrez de Coimbra (ADEXC) e presidente da Associação Distrital de Xadrez de Coimbra, começa por se desenvolver a “concentração, aprende-se a estar em silêncio, o cálculo, o raciocínio lógico” e cria-se nos jovens “a capacidade de tomar decisões”.
Para mais, “é uma modalidade barata”, o que leva José Vicente a considerar que “é uma pena mais escolas não terem xadrez”.
Melhores no torneio regional
Como explica o dirigente, a ADEXC junta várias escolas num só grupo, o Circuito Distrital Escolar de Xadrez de Coimbra. Assim, os melhores jogadores que subiram ao pódio na quarta-feira ficaram apurados para o torneio regional que se realizará em maio, em Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda.
Neste circuito “contamos envolver 600 participantes no somatório de todos os torneios, já vamos em metade”, acrescenta José Vicente. E as perspetivas para o futuro são boas, até porque o atual campeão nacional de xadrez, João Vicente, é de Coimbra.
No fim do torneio, aproveitou-se ainda a ocasião para comemorar o aniversário da passagem do Clube XEC – Xadrez da Eugénio de Castro, a clube federado. Houve bolo e também medalhas para todos, até porque no xadrez ninguém perde, todos ganham.




















































Gostaria de felicitar os organizadores por desenvolverem a modalidade que enaltece duas das caracteristicas que mais falta fazem a este pais, a intelegencia e a capacidade de trabalho. Pena é que a nível geral nao se siga o exemplo continuando-se a favorecer o pontape, seja na bola nas finanças ou em qualquer outra area. ate no povo. Pode ser que com iniciativas destas o futuro deste pais seja bem melhor que o seu presente, pois creio que precepcionado ou não estamos todos fartos da mediocridade reinante. Mais uma vez parabens aos organizadores, aos jovens e aos jornalistas e jornais quee dão o devido destaque a algo de tão meritorio feito neste pais. Obrigado.
Se há momentos que valem a pena, este foi um deles.
É mágnifico ver todas estas crianças empolgadas com esta modalidade . Que muito as ensina a nivel de concentração, raciocínio e a saber estar em silêncio.
Os meus parabens aos organizadores e em especial ao "pai xadrez" , José Santos , que muito tem dado a estes meninos ( da Solum ) para que eles possam aprender mais.
Que possa haver apoios para estes meninos com há para os grandes , que sejamos um país de igualdade.
Parabéns ao "Pai Xadrez" por mais uma actividade de sucesso na "nossa" escola.
Da parte da Associação de Pais pode continuar a contar com o apoio.
Viva o José Santos!
Um grande torneio de Xadrez, uma excelente organização e uma muito boa reportagem feita pelo Diário das Beiras. Parabéns a todos.
Não poderei deixar de enaltecer o brilhante trabalho que tem sido feito pelo José Manuel Santos junto dos alunos da EB da Solum, só assim se consegue um evento destes.
Fiquei muito satisfeita ao ver a projecção que o Xadrez tem e que deu à EB1 da Solum.
É uma modalidade muito interessante, barata e intelectualmente estimulante e uma notícia como esta faz com certeza com que apareçam mais adeptos! Esperemos bem que sim!!
Os meus parabéns ao Pai Xadrez e a todos os outros organizadores do evento!!
Um viva ao Pai Xadrez e a todos os meninos e meninas que tão bem se têm implicado neste desporto!
Parabéns pelo empenho, pela perseverança e pelo desportivismo.
Cá estaremos para o ano, com mais bolo, mais festa e muito mais meninos e meninas!
O nosso muito obrigado ao Pai José Santos "Xadrez"
É para mim uma grande alegria saber que a escola do meu filho organiza eventos desta magnitude, tanto pelo número de inscritos, como pela importância da modalidade praticada.
Parabéns ao Pai Xadrez pelo seu dinamismo e empenho constantes. Esperamos poder contar com a sua presença à frente do projecto Clube XEC por muiiiiito tempo.
Foi sem dúvida uma grande demonstração do prazer que estas crianças gostam de jogar xadrez!
Parabéns a todos.
Parabéns a todos, especialmente ao pai xadrez. Que continue por muitos anos!