Missa assinala aniversário da morte da Irmã Lúcia

Spread the love

Foto Gonçalo Manuel Martins

O Carmelo de Santa Teresa acolhe este domingo, pelas 15H30, uma eucaristia para assinalar o 6.º aniversário da morte da Irmã Lúcia. A cerimónia será presidida pelo bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e aberta a todos os que se queiram associar à comunidade.

Perante a previsão de uma possível enchente, as Irmãs da Ordem da Virgem do Monte Carmelo optaram por instalar numa sala contígua à Igreja do Carmelo um ecrã gigante para que os interessados possam acompanhar a eucaristia.

A missa deverá durar pouco mais de uma hora e as peças musicais serão tocadas por quatro elementos da Banda Filarmónica do Louriçal. Depois da eucaristia, haverá ainda lugar a um concerto musical desta banda filarmónica.

A Irmã Maria Lúcia de Jesus do Coração Imaculado nasceu em Aljustrel, perto de Fátima, a 28 de Março de 1907. Aos 10 anos de idade viu, pela primeira vez, Nossa Senhora na Cova da Iria, juntamente com os primos Jacinta e Francisco Marto. Lúcia foi a única dos três primos que falou com Nossa Senhora e, como tal, era a portadora do Segredo de Fátima.

Em 17 de Junho de 1921, o bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva proporcionou a sua entrada no colégio das irmãs doroteias em Vilar, Porto, para a proteger dos peregrinos e curiosos que acorriam à Cova da Iria para falar com ela. Em 1948, a Irmã Lúcia entrou para o Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, onde professou como carmelita a 31 de Maio de 1949.

Em 1991, quando João Paulo II visitou Fátima, esteve reunido com ele durante 12 minutos. A Irmã Lúcia morreu no dia 13 de Fevereiro de 2005, tendo o corpo sido transladado para o santuário de Fátima a 19 de Fevereiro de 2006.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.