Presidentes dos bombeiros de Coimbra e Viseu candidatam-se à Liga

Posted by

Jaime Soares e Rebelo Marinho, presidentes das federações distritais de bombeiros de Coimbra e Viseu, respetivamente, são candidatos à presidência da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), liderada por Duarte Caldeira nos últimos 12 anos.

As eleições só deverão realizar-se em outubro próximo, mas ambos já se mostraram disponíveis para avançar. Jaime Soares, que também é presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, confirmou a sua intenção, “mas sob determinadas condições”. De forma lacónica, adiantou que uma das condições é que Duarte Caldeira não se recandidate, acrescentando que “sendo presidente da mesa dos congressos e por respeito institucional que os órgãos em funções merecem é prematuro acrescentar muito mais”.

Quanto à pré-candidatura do presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, sublinhou que “nenhuma candidatura limita a minha linha de pensamento em relação aos bombeiros”.

Soares e Rebelo Marinho, presidentes das federações distritais de bombeiros de Coimbra e Viseu, respetivamente, são candidatos à presidência da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), liderada por Duarte Caldeira nos últimos 12 anos.

Por outro lado, Joaquim Rebelo Marinho, em declarações ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS, confirmou a sua intenção de se candidatar, não querendo adiantar muito mais, tendo em conta que marcou para hoje uma conferência de imprensa, em Viseu, onde irá apresentar oficialmente a sua decisão. No entanto, em nota de imprensa, justifica a sua candidatura com a necessidade de “implementar urgentemente” diversas medidas, num ano “em que os bombeiros se preparam para enfrentar tempos muito difíceis”. Sustenta também a criação de “um novo modelo para o transporte de doentes” em Portugal, bem como pretende solicitar à Assembleia da República que reconheça a Liga como parceiro social.

A vida destes dois homens cruza-se não só no âmbito dos bombeiros como também da política, nomeadamente na campanha eleitoral das presidenciais, já que Jaime Soares é diretor distrital de Coimbra da campanha de Cavaco Silva e Rebelo Marinho é coordenador distrital de Viseu da candidatura de Manuel Alegre.

No último Conselho Nacional da LBP, realizado há um mês em Fornos de Algodres, o atual presidente da direção respondeu “não, definitivamente”, quando questionado sobre a sua recandidatura. Quanto à mesa dos congresso, “só aceitaria se constituísse um fator de coesão”, ou seja, apenas num cenário de lista única. Se houver mais do que uma candidatura, como tudo aponta, “proporei ao Conselho Executivo que a Liga se abstenha”, concluiu.

A Liga dos Bombeiros Portugueses tem, no total, 473 associados. A esmagadora maioria são corporações de voluntários, a que se juntam 21 organismos municipais e uma dezena de privados. Nas federações dos respetivos candidatos, Coimbra conta com 24 votos e Viseu com 33.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*