Museu de Conímbriga passa a estar aberto todos os dias

O Museu Monográfico de Conímbriga (MMC), em Condeixa-a-Nova (Coimbra), alargou o seu horário de abertura ao público, passando a estar aberto diariamente, das 10H00 às 19H00, a partir de 2 de Janeiro de 2011, revelou o diretor.

O Museu, que encerrava à segunda-feira, passa a estar aberto também neste dia da semana. As ruínas romanas já atualmente estavam abertas diariamente.

“Deste modo, tanto o espaço museu como as ruínas estarão abertos de segunda a domingo, das 10:00 às 19:00, todos os meses do ano”, segundo uma nota do MMC.

As exceções são o dia 1 de janeiro, o domingo de Páscoa, o dia 1 de maio e o dia 25 de dezembro, em que ambos os espaços estarão encerrados.

Segundo a mesma nota, “esta medida pretende acentuar uma política de pioneirismo no panorama museológico nacional, no sentido em que rompe com o encerramento do espaço museu à segunda-feira e estende o horário de fecho para as 19:00”, permitindo, assim, prolongar o período de exibição pública diária.

“Em termos de museus e monumentos dependentes diretamente do Ministério da Cultura, creio que somos o primeiro a estar aberto todos os dias”, disse à Agência Lusa o diretor do MMC, Virgílio Correia.

Associada a esta medida está a criação de uma programação específica para os fins de tarde, num conceito de ‘happy hour’, das 18:00 às 19:00, nomeadamente com o lançamento de publicações, visitas temáticas e degustação de produtos endógenos, adianta o comunicado.

“Queremos trazer ao Museu públicos diversos”, referiu Virgílio Correia.

De acordo com o diretor do MMC, não é possível, no entanto, manter o horário alargado no verão (09:00/20:00). “Vamos tentar fazer o melhor possível e manter o mesmo serviço com os recursos atuais”, salientou.

O MMC tem como missão tutelar as Ruínas Romanas de Conímbriga, “promover a sua exposição ao público e prosseguir a investigação arqueológica”, segundo o sítio do Instituto dos Museus e da Conservação.

O seu acervo é composto exclusivamente pelos materiais arqueológicos recolhidos na cidade romana.

“Temos um público muito diversificado”, disse hoje o diretor do Museu Monográfico de Conímbriga.

Com mais de 100 mil visitantes por ano, é um dos museus mais visitados do país, adiantou Virgílio Correia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*