EDITORIAL: Coimbra cidade das TIC

Posted by
Spread the love

O futuro da cidade de Coimbra passa, cada vez mais, pelas novas teconologias. Num interessante e oportuno trabalho, o jornalista João Fonseca ouviu políticos, académicos e empresários e concluiu: há uma nova ordem empresarial a nascer e uma atitude nova que ajuda a construir uma nova economia de e para a cidade.

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), sabemo-lo bem, facilitam a vida das pessoas e das instituições. Mas também constituem um significativo fator de exclusão dos indivíduos. Os riscos de isolamento social e profissional já não assentam apenas nos marginalizados do costume. Há uma nova e séria ameaça que paira sobre gente ainda hoje relativamente qualificada, mas em curso acelerado de indiferenciação.

Impõe-se, pois, uma reflexão séria sobre o que está a cidade a fazer para percecionar, monitorizar e, no limite, suster esta ameaça. Impõe-se promover um novo programa Cidade Digital, definitivamente não confinado aos espaços escolares e universitário. O desafio é grande. Mas só pode ser vencido se todos beneficiarem de melhores práticas de desenvolvimento e introdução das TIC, à escala da cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.