Cantanhede manifesta total apoio a Renato

Ao contrário do que acontecia todas as semanas, Odília Pereirinha, enfermeira no centro de saúde local, não assistiu ontem (9) à missa dominical na Igreja de Cantanhede.

Àquela hora, a mãe de Renato Seabra (o modelo suspeito da morte de Carlos Castro) já estava a caminho de Nova Iorque  para apoiar o filho. Não pôde, por isso, ouvir as palavras que o padre Luís Francisco proferiu à população: “há coisas que são misteriosas e que ultrapassam a racionalidade e, até, a própria espiritualidade. É uma pessoa que está em jogo: faz sentido defendê-la até ao limite”, disse o pároco da diocese, que se lembra de ter visto o Renato na Missa do Galo.

A última vez que o estudante de Desporto da Universidade de Coimbra foi visto em Cantanhede – Renato vivia com a mãe e a irmã no centro da cidade – foi precisamente na altura do Natal. Dias depois (a 29 de dezembro) daria entrada, no Hotel Intercontinental, em Nova Iorque, acompanhado por Carlos Casto. O colunista de 65 anos seria encontrado morto, na noite de sexta-feira (hora local) com lesões na cabeça e mutilado sexualmente. O jovem da Bairrada – que, quem conhece, diz ser “uma jóia de rapaz” – é o principal suspeito do crime.

Terceira pessoa envolvida no crime?

Nos cafés e um pouco por toda a cidade, a detenção do jovem continuava a monopolizar os temas de conversa. Além de rostos incrédulos e, na maior parte dos casos, emocionados, o DIÁRIO AS BEIRAS encontrou uma onda de solidariedade a Renato Seabra, extensível à família. “Era extremamente assertivo e fantástico”, lembrou a professora de Biologia. “Sempre foi muito bem-educado e respeitador”, referiu, por seu turno, Margarida Maduro, uma conhecida da família que vai encetar “todos os esforços para ajudar no que for preciso”.

A notícia caiu como uma bomba na pacata cidade de Cantanhede. Ninguém acredita que Renato seja o autor do crime e a população chega, inclusivamente, a colocar a hipótese de o crime ter sido perpetrado por uma terceira pessoa. “Acha normal que alguém cometa um crime de fato e gravata?”, ouve-se, no café junto à igreja.

Nas mãos de Deus e da justiça

Foi ali que, há cerca de seis anos, que Maria Isabel, sua catequista, lhe incutiu os valores cristãos. “Ninguém deve fazer juízos de valor sem haver certeza”, diz a amiga que ficou lisonjeada quando, no final do concurso “À procura de um sonho”, ouviu Renato a dizer: “ontem à noite fiz as minhas orações e pus-me nas mãos de Deus”.

O modelo conseguiu chegar à final do concurso. Estaria, contudo, longe de imaginar que as portas que se abriam, lhe dariam acesso ao maior pesadelo da sua vida.

“Envolveu-se com duas raparigas em cinco dias”

Diz, quem o conhece, que Renato era “maníaco pelo desporto”. A sua grande paixão era o basquetebol, tendo jogado em vários clubes: na última época integrou a equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC) que se sagrou campeã nacional universitária.

O jovem jogou também pelo Sport Clube Conimbricense durante três anos. O seu treinador, Fernando Guimarães, estava incrédulo com a notícia. “Era um menino inocente e um exemplo de educação”.

Tal como a população de Cantanhede, também a equipa – onde Renato jogou até participar no concurso da SIC –, está à espera de mais desnvolvimentos para saber o que realmente se passou e “apoiar naquilo que for possível”.

Sobre a alegada homossexualidade do atleta, Fernado Guimarães é peremptório: “ele não é homossexual. De todo”. E recorda que, numa das deslocações, quando a equipa foi à Madeira, Renato fez muito sucesso entre as miúdas. “Envolveu-se com duas raparigas em cinco dias”, conta.

Aluno disléxico mas brilhante

Fez 21 anos em Setembro. Renato é considerado um “miúdo cinco estrelas” que “nunca se metia em confusões”. Maria Dulce Sancho foi sua professora de Biologia no 12.º ano, na escola secundária de Cantanhede. “Tanto ele como a irmã (que tirou o curso de Medicina em Coimbra) eram muito bons alunos”.

A dislexia de Renato – que o obrigou a apresentar um atestado médico para justificar alguma demora na realização dos exames – não terá sido obstáculo para ser um dos melhores estudantes da turma.

“Apesar de ter direito a mais meia hora na realização dos exames nacionais, nunca se valeu muito dessa situação”, conta a professora. Atualmente, faltava-lhe uma cadeira para terminar o curso de Ciências do Desporto na Universidade de Coimbra.

274 Comments

  1. O velho teve a culpa de tudo, por amor da santa, fogo o velho prometeu-lhe uma carreira e foi com esse objectivo que o Renato foi para NY. Como é óbvio era o sonho do Renato. Já viram o que é acabar com o sonho de alguém? Ainda por cima com merdas de chantagens que o velho fazia? Como é óbvio o Renato chegou a um ponto de extrema raiva, de descompensação e até de loucura, por isso, fez o que fez. Acho que o Renato não deve ser castigado como o irão castigar, porque respondeu a uma chantagem extrema e nojenta, e respondeu de uma forma extrema porque numa situação destas a raiva é tenta que a pessoa não tem noção de si própria nem do que está a fazer. O velho mereceu e o Renato não deveria sofrer como vai sofrer. E também não tenho nada contra os homossexuais nem sou religiosa. Tenho dito!

    • Ou seja, se chegamos ao nosso limite e nos passamos, a raiva toma conta de nós, podemos fazer tudo o que ele (supostamente) fez e…pronto, foi num acto de raiva, coitadinho!! O outro é que tinha os interesses todos, ele não…pois é, um santo! Please…aprendam a pensar e a raciocinar, tentem ver as coisas friamente e a pensar que o RS pode não ser afinal TÃO santo como isso. O que nos separa dos irracionais é a nossa capacidade de saber parar quando devemos e saber o que é mau e o que é bom. Durante uma hora ele soube o que foi ser mau, ao ponto de friamente tomar banho e sair (tudo isto ainda não está provado). Estragou a vida dele…isso sim perturba-me, mas não me perturba o facto de, se foi ele, ter de ser responsabilizado por isso. Ah, não é contra homossexualidade…claro, pois, tá-se mesmo a ver…

  2. jos´´e vieira says:

    muita tinta vai correr sobre este acontecimento macabro, não serei que vou estar aqui julgando quer seja e carlos castro quer seja o renato nao sou amigo de nenhum dos dois nem tao pouco os conheço a nao ser da televisao, jornais e revistas, verdade que todos nós temos direito a ter nossas opinioes, umas mais construtivas outras mais destrutivas, então minha opiniao varia o carlos castro é verdade que tinha vários defeitos quanto à sua linguagem umas vezes muito ruim, mas é verdade que era cronista das revistas côr de rosa e do jet set,

  3. josé vieira says:

    e então como tal tais revistas só vendem pela má lingua de seus cronistas, mas fosse ele homossexual, um homem falso, ou até que não prestasse, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém e muito menos matar e mutilar depois de morto, isso coloca o renata num homicida altamente qualificado, e entao estou de acordo com muitas opinioes aqui ja citadas mesmo essa do padre, com que moral um padre católico defende um homem que pratica um crime como este?

  4. josé viera says:

    que moral tem esse dito padre? ou será que agora a igreja acolhe e defende quem assassina? por essas razoes sou catolici nao praticante. quanto ao renato sabia muito bem que o carlos castro era homossexual, e ao acompanhá lo para nova iorque sabia das consequencias, pois a fama se alcança atraves de favores ou pensaria ele que o carlos castro o levaria a passear apenas como amigo para uma passagem de ano de sonho? resumindo o renato tem de pagar pelo que fez e que pague por lá pois em portugal nao precisamos de gente dessa

  5. o desejo de qualquer bichona é ter vulva em vez de pénis, e para isso é preciso haver manipulação operatória. metade do trabalho foi feito!!!

  6. isa fernandes says:

    em bom pano cai a nódoa ,o puto deu-lhe uma branca e passou-se pois podia querer fama …….pois kem não ker na idade dele…….e o ke estará por detraz???????????????

  7. Ora vejamos de novo: "É uma pessoa que está em jogo: faz sentido defendê-la até ao limite". Exacto, era a vida de Carlos Castro que estava em jogo, ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, por isso há mais é que defende-lo até ao limite e punir quem o matou de forma tão barbara, como é que se pode defender um assassino…

  8. Algo de muito grave, foi feito ou tentado fazer ao Renato,pois não acredito que um jovem de principios como ele é tenha feito uma coisa dessas, se é k o fez, mesmo já o tendo confessado não acredito,alguma coisa está por de trás desta história…..
    Gostava mesmo que descobrissem toda a verdade…..
    ESTE RAPAZ ESTÁ INOCENTE!!!!!!!!!!!!! OU FOI EM LEGITIMA DEFESA DE ALGO GRAVE…….
    FORÇA RENATO E SUA FAMILIA
    BARCELOS ESTÁ CONVOSCO

    • Realmente o norte de Portugal tanto fora como dentro do país é a mesma trampa.
      ainda vivem com a mentalidade de Don Afonso Henriques.

  9. Joao Sousa says:

    Um homem que estava desde o dia 29 de Dezembro a dormir com outro homem no mesmo quarto, não é homosexual?
    Não brinquem com as pessoas!

  10. renato tem que pagar pelo que fez …..
    mas temos que ver as vertentes, porque ninguem mata ninguem por acaso,
    è certo que quis subir na vida mas correu mal …..
    agora pergunto eu porque e que carlos castro quis que renato subisse na vida se so o viu num progama de televisão……
    sera que carlos castro tambem pagou pelo que fez?

  11. mauro pedro seu comentario explica tudo ou esta muito explicito por isso dou-lhe os meus parabens ……
    os comentadores que leiam bem o seu comentario e que pensem bem no assunto ……

  12. Não julgando ninguém, nem apoiando ninguém…
    Acho que o Renato não ia cometer um crime destes sem ter um motivo muito forte, porque ele ao cometer o crime já sabia o que lhe esperava…Não ia estragar a vida dele sem mais nem menos (ou teve um motivo muito forte ou não esta bem psicologicamente).
    Sinceramente gostava de ouvir mesmo da boca dele o que se passou (o que é impossivel, acho eu)
    Mas não vou estar aqui a julgar uma pessoa se não a conheço e só por supostas e determindas coisas que o jornais, revistas e tv dizem em relação a este assunto … Porque agora vai haver muitas versões da história, mas quem verdadeiramente sabe de tudo o que se passou é o Renato e é que sabe o que o levou a fazer uma coisa daquelas.
    Concluindo… Foi um crime Macabro, isso não tenho duvidas, mas, ou o Renato tem razões muito fortes que o levaram a cometer o crime, ou não podia estar mesmo muito bem da cabeça para fazer uma coisas destas…

  13. Mãe, tia, irmã ... says:

    Enfim, talvez o rapaz tenha sido confrontado pelo Carlos para "receber o seu pagamento", ainda que este venha sobre a forme de favores sexuais. E… tanto investiu que qualquer um Renato ou Zé Povinho que seja revoltou e… perdeu a noção do mundo e ripostou todo o seu desprezo, raiva na pessoa de Carlos C. e o que fez com o corpo depois só alguém licenciado em psicologia.
    Não estou do lado de um assassino, mas sim do lado de um rapazinho com uma linda vida pela frente e que drásticamente foi interrompida pelo infortúnio de um acontecimento IMPENSADO e do infortúnio de ter estado no local errado (N.Y) quando isso aconteceu, porque se fosse por aqui não pagaria toda uma vida por um infortúnio.

  14. Mãe, tia. irmã... says:

    FORÇA RENATO SEABRA, força familia de Renato, força amigos de Renato, unem-se e mostrem o miúdo que o Renato é. Exijam tempo de antena na t.v. para mostrar ao mundo que o Renato é um miúdo que teve uma vida normal, repleta de sonhos como toda a criança. Força e que Deus os ajude e que Deus tenha o Carlos C. em paz. Não sou amiga ou conhecida de nenhum dos dois, mas a bem da verdade se diga que os media nacionais têm feito do Carlos C. um mártir, um santo. E… de santo o senhor nada tem. Basta pesquisar um pouco na net sobre a vida desta pessoa e (nada a ver com a sua orientação sexual) parece que todos caiem a seus pés (inclusive até os colegas da tropa, o que naquela época parece-me quase impossível que tal tenha sido como descreve na entrevista que deu recentemente ao jornal Sol).

    • ó mãe não te esqueças de dizer também "Força jovens exemplares como o Renato e assassinarem outros seja lá pelo que motivo que for que nós estaremos convosco a dar apoio"

  15. Mãe, tia, irmã... says:

    O que o povo sabe á partida é que morreu Carlos C. (65 anos) e que Renato Seabra (21 anos) confessou ter morto o CRONISTA (não sei desde quando passou a jornalista sem ter licenciatura do mesmo), o que houve entretando ninguém sabe.
    Aguardemos para saber se o dito cronista babado consigo mesmo não o induziu desde sempre em ilusões de que tudo era na base da amizade e que não faz mal dormir no mesmo quarto (o rapaz até se calhar dormia no chão, ou em algum sofá) e que ele (Carlos) somente queria ajudar o Renato a singrar na sua carreira de modelo. E, com a sua inocência de 21 anos (não é á toa que antigamente só se atingia a maioridade aos 21 anos) e ainda assim á tanta gente que amadurece muito tarde.

  16. NAO QUERO COM ISTO DIZER QUE O RENATO FEZ BEM. PELO CONTRARIO ESTRAGOU A VIDA DELE COM UM HOMOSSEXUAL E, QUE PODIA SER AVO DELE,
    E ACREDITO DE TODO O CORAÇAO DE QUE O RENATO FOI ILUDIDO SIM NA FAMA
    MAS QUANDO VIU O QUE LHE ESPERAVA PASSOU-SSE COMO QUALQUER PESSOA QUE É NORMAL

  17. Sinto-me envergonhado com o que se diz e escreve na comunicação social. Mas será que os Cantanhedenses serão assim tão “burros” que não consigam analisar toda esta situação de uma forma racional?! Não é por ser da terra que temos (sim, sou Cantanhedense) obrigatoriamente de lhe prestar todo o apoio! Cometeu um crime horrendo, confessado pelo próprio, então será julgado e cumprirá a pena que lhe for imposta! Nunca, mas mesmo nunca, serei capaz de apoiar alguém que cometeu uma atrocidade destas, e penso que a maioria da população de Cantanhede também não! Haja o mínimo de respeito por aqueles que não fazem parte do lote de pessoas que o apoiam por ser da terrinha, ir à missa, ser um bom rapazinho, ter 21 aninhos e uma vida pela frente, entre outras merdices (façam-lhe uma estátua e coloquem-na ao lado da do Marquês).
    Sr. João Macedo, as mães de Cantanhede dizem aos seus filhos, desde pequeninos, “não se contentem com um pai, procurem mais durante a vossa vida”. Agora a culpa é da sociedade, particularmente da Cantanhedense! O melhor é deslocar toda esta sociedade para NY para ser julgada. Que comentário mais anormal!!!

  18. Rosalva Fonseca says:

    Ninguem sabe o que passou ,, mas é de estranhar um rapaz tão calmo ter um comportamento tão agressivo ,, que demostra bem a Raiva , o asco e a revolta que sentia .. Ele podia ter cortado um pé , uma orelha ,, mas não foi o …..O que terá acontecido????

    Ele nunca tinha ido a NY , não estava habituado a estas andanças , é um jovem na flôr da idade ,,, que como todos os jovens da sua idade acredita e sonha ,,

    Matar é crime , mas há outros crimes que se comentem diariamente e que não são punidos .

    Peço a Deus que ajude Renato Seabra e que o CC descanse em paz

  19. Manuel de Sousa says:

    O menino não vai ser julgado pela sua orientação sexual! Esse menino vai ser julgado por homicídio brutal e com contornos e requintes de malvadez e elevado sadismo!…
    Espancou a vítima durante uma hora !!!!! Depois bateu-lhe com um computador na cabeça!!! (Provável causa da morte da vítima) e como se isso fosse pouco, arrancou ou perfurou um olho da vítima com um saca-rolhas!!! e finalmente…após tudo isto ainda teve sangue frio para efectuar a castração com o referido saca-rolhas!!! Notável! Após este "lindo" serviço, tomou banho, vestiu um fato elegante e saiu……. deixando a vítima num quarto completamente cheio de sangue !!!
    Um cenário completamente DANTESCO !!!!!!!!
    Isto não tem nada a ver com a orientação sexual! Isto tem a ver com o carácter e instinto maquiavélico desse rapaz, e será por isso que irá ser julgado e condenado!
    Após a sua condenação irá para uma prisão do estado de NY como: Attica Correctional Facility; Auburn Correctional Facility; Cayuga Correctional Facility; Clinton Correctional Facility; Coxsackie Correctional Facility; Eastern NY Correctional Facility entre outras no estado de NY. Umas de máxima segurança e outras de média segurança! Por lá andará no mínimo período de 25 anos! Terá tempo suficiente para se adaptar aos seus novos parceiros da alto gabarito como gangs de negros, homicidas, drug dealers, pedófilos da pior espécie, etc etc. Será chamado de "punk" por esses colegas de cadeia, durante os primeiros meses, e irá descobrir o dialecto usado nos corredores da prisão, as suas novas paserelles, e saberá o que quer dizer termos como: "Booty Bandits","Hooking Up", "Ride with", "Daddies", "Prison Wolf" etc. e as suas preferências sexuais irão mudar em absoluto!
    That's for sure !!! A justiça lá funciona… mas funciona para TODOS, não é como em Portugal que só funciona para alguns, dependendo do seu estatuto e da sua influência politico-social ! Meus amigos, sejam honestos e pensem …

  20. O rapaz é um psicopata. Matou com requintes de crueldade. Torturou. É um criminoso. Que se faça justiça! Estragou as vida dele e tirou a de outra pessoa com toda a crueldade. O resto são estórias! Ou então é um doente mental que teve um episódio psicótico. A justiça há-de apurar os factos. O que é extrordinária é a inversão da estória que se pode ler em muitos posts. O rapaz é maior e vacinado, foi para Nova York por sua livre vontade. Até parece que foi sequestrado e obrigado a assassinar com requintes de malvadez. Por favor! E se é homossexual ou heterossexual não interessa para nada. O que está aqui em causa é um crime horrendo cometido por um adulto de 21 anos.

  21. Por amor de Deus…o Renato "matou"(?)…mas o que estará por detrás disto? Parece um filme, um enredo conseguido! O Sr. carlos Castro até já havia dito que "queria morrer em Nova York"! O Sr. carlos Castro até já "havia festejado o aniversário dos seus 65 anos como se do último se tratasse"! O Sr. Carlos Castro até "já nem deixou dinheiro no seu cofre"! Tenhamos Dó! Pelo menos, não nos esqueçamos que há uma mãe a precisar de ajuda, longe do seu País e onde, por "!ironia do destino", o seu filho desgraçou a vida.
    Somos apenas e nada mais que HUMANOS, meus senhores!
    Vamos fazer uma campanha solidária com a mãe de Renato Seabra!
    Sara

    • Manuel de Sousa says:

      Desculpe Sara, mas existe qualquer coisa que não entendi bem no seu Post.
      Afinal qual é a sua opinião?
      O rapaz deveria ser considerado inocente??? Como sabe se o Sr. Carlos Castro tinha, ou não, dinheiro no cofre? Isso é relevante?
      Compreendo que está uma mãe a sofrer, e muito, sem culpa nenhuma, ou se preferir, com a "culpa" de ter dado à luz um filho como o Sr. Renato!
      Disso evidentemente que tenho pena e muito respeito pelo seu sofrimento.
      Agora pelo Sr. Renato ???
      Deverei concluir que a Sra. é de opinião que deixem o Sr. Renato a passear livremente, porque ele não tem culpa do sucedido!
      Desse modo, poderá prosseguir com a sua carreira, e quem sabe, poder encostar-se a outro Homem ou Mulher para poder continuar a sacar dividendos para si e para a sua carreira.
      Se calhar sou eu que sou parvo, e o Sr. Renato não matou ninguém, não espetou um saca-rolhas no olho do homem, não o espancou durante uma hora, e não lhe deu com o computador na cabeça como não lhe cortou os "ditos" com o referido saca-rolhas!!!
      Coitado do Sr. Renato que também NADA CONFESSOU à NYPD!!!

  22. O jovem cometeu um crime e terá que pagar por ele! mas não compreendo como é que as pessoas insistem em dizer que ele queria subir rápido, que era ambicioso, que só queria que o CC o ajudasse a andar no meio do mundo da moda. O Renato foi o mais sincero possivel, nunca o enganou, entrou em contacto com ele atraves do facebook , pediu-lhe ajuda para o mundo da moda, informou-o que era heterossexual( a amiga lili caneças afirmou), porque é que esse senhor simplesmente não disse que não o ajudava, ou ajudava por amizade? será que já não existe ajudar o outro que está a começar a vida sem pedir nada em troca simplesmente pelo prazer que dá ajudar!

  23. Ao Renato o meu apoio e à família. Decerto que ele o fez num estado de alucinação ocasionado por diversas circunstâncias, quem sabe se mesmo sob o efeito de substâncias (que ele próprio desconhecia). Que seja bem defendido e que venha cumprir pena em Portugal. Ao CC que Deus o perdoe pelo que levou o miudo a fazer…

    • Carmo Alves says:

      Estou completamente de acordo consigo. Tambem sou mãe e não sei o dia de amanhã. Os jovens tem tantas ilusões e pensam que é tudo facil.Apesar de muita gente criticar, ele vai servir de exemplo para muitos jovens. Para mim o Renato é apenas uma vitima e não devemos julgá-lo. Que Deus o ajude.

  24. A minha opinião acerca deste caso é simples,é um caso do género casa pia mas isolado com a diferença na casa pia eles tinham 11 ,12 ,13 anos aqui este tinha 21 aliciam os jovens com presentes promessas profissionais e até dinheiro em troco de sexo,mas quando os jovens se apercebem que realmente não existe nada a não ser interesses sexuais mistura-se uma revolta com frustração com a sede vingança de ter sido iludidos que se tiveres pontencial resolves na hora ou se não tiveres esperas pela justiça que leva-te anos a resolver casos que nunca ficam resolvidos e nunca ninguém paga pelo que fez como o caso casa pia.

  25. eu so pergunto a todos que acusam o renato se serviram de colchao

  26. Renato Stock says:

    Quando se quer subir na vida a qualquer preço geralmente o final nunca é muito agradável! O mais rídiculo é tentar transformar um criminoso num menino do Coro um exemplo de cidadão quando na realidade e sabemos que muitas vezes por de trás de uma mascara exemplar existe o Perfeito Criminoso! só tenho pena do rapazinho que quando chegar as prisões do estado NY vai ter de gerir e definir bem a sua sexualidade! vai ter muito tempo, todo o tempo do mundo.Nada justifica o acto em si!

  27. O moço estava com o senhor porque queria. Se não quisesse bastava vir embora. Não era preciso mata-lo, certo?

  28. Este gajo é um psicopata defeciente maluco! Defendelo? So se pagarem bem! Mas advogado ele ja tem =)

  29. os psicopata sao todos de ouro mas, la no fundo sao tdos serial killers
    prisao perpetua pra esse homofobico, sim pq so uma pessoa que detesta homosseuais é capaz de mutilar e depois afirmar que o fez para afastar demonios e virus homosseuais.
    que mostro é esse que uma mae cria??

    ate podia ser de diamante este menino com cara de anjo mas agora vai se lapidao na prisao!

  30. É de lamentar a perda de uma vida, mas peço a Deus que a verdade seja conhecida de todos e que não se condene sem provas (Todos são inocentes até prova em contrário. Como é possível se chamar tantos nomes a um simples "miúdo" de 21 (ainda que só tenha 42 anos para mim é um miúdo) que está a descobrir a vida, o mundo? Procurem bem e vejam se não haverá mais "miúdos" que conheceram o cronista Carlos C. e vejam se não haverá alguns deles que já estiveram na "pele" do Renato (ainda que sem este fim trágico).
    Quem sabe se não haverá algum que lhe tenha acontecido algo semelhante, mas que não tenha perdido a cabeça como o Renato? Se houver alguém que se tenha sentido "usado" por favor venha a público e demonstre que o Renato possa ter se "defendido" de eventuais "investidas". Quem sabe um testemunho, ou dois não defenda a VIDA de um "miúdo" que perdeu a noção do mundo e que passe toda uma vida a pagar p0or um momento de pânico.

  31. Zé Coelho says:

    A verdade é só uma: – Carlos Castro foi assassinado; Renato Seabra confessou o assassinato. Passou-se da mona? E isso justifica que 400 pessoas estejam solidárias com tal assassinato? Meu Deus, ao que chegámos.

  32. estas pessoas deviam ter vergonha na cara. apoior publicamente em acto de solideriedade um assassino! ao que se chegou! simplesmente inacreditável! espero que organizem algo semelhante e em bem maior numero pelo Carlos Castro. Ninguem merece morrer assim.

  33. Sou mãe e o que aconteceu, não é mais que os problemas com que os jovens se confrontam numa sociedade que só os alicia para o mundo da vaidade e nada escrupulosa em sentimentos.
    À família e ao Renato desejo a maior força do mundo.

  34. Força familia e amigos de Renato a maioria das mãe e pais, irmãs e irmãos vê em ti um dos nossos que poderia estar no teu lugar e a circunstância do momento "leva-lo" a fazer o que as circunstãncias te, o momento te "obrigou" a fazer.
    Não sou de Cantanhede, sou de Lisboa e estou solidária com este miúdo igual a tantos outros da sua idade; ingénuo. Força Renato, Força.

  35. Se existir alguma maneira de contribuir monetariamente para ajudar a apoiar a defesa de Renato,gostaria de saber, pois gostaria de acordo com as minhas possibilidades gostaria de o fazer.

  36. Carmo Alves says:

    O Renato e a familia são as grandes vitimas. Não temos o direito de julgar. Só sabemos o que foi dito na comunicação social. Como mãe e portuguesa que sou acho que devemos apoiar o Renato, pelo menos a vir para Portugal. Se ele ficar lá será o fim dele e ele só tem 21 anos. Todos deviamos por a mão na consciência, pois não sabemos o dia de amanhã, acho que ele já está sofrer muito e se ele conseguir ultrapassar esta fase má com toda a certeza , no futuro, será um grande homem, caso contrário a vida dele acaba apenas com 21 anos. Que Deus o ajude.

  37. Luís Castanheira – Jovem de 23 anos de Cantanhede (mais outro que não era homem – era um miúdo) assassina a mãe, médica de 58 anos e muito protectora do filho.; por ser chata.
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclus

    Este também deve ter sido VITIMA de uma mãe muito chata. Não vi foi em lado nenhum o padre da terra a dizer que também deve de ser defendido até ao limite como o Renato.
    Este também não tem a vida pela frente e ao contrário do Renato; este era estudante de de 4º ano de Medicina com média de 19 do ensino secundário.

    Este não chocou a população ? Por ter matado uma velhota ? Não terá sido este também uma vítima de uma velhota experiente em CHATEAR a cabeça ao rapaz ?
    Afinal que está em causa são as idades ? O crime ou anda tudo a defender o Renato porque o Castro era gay ?
    http://www.ionline.pt/conteudo/77466-pj-encontra-
    http://crimeejustica.blogspot.com/2010/09/caso-da

    Terriola pacovia

  38. PAULO (CANTANHEDE) says:

    Fico contente que o Renato seja julgado nos E.U.A pois lá a justiça funciona.OHHHH que peninha que tenho dele uma jóia de menino que se tornou num ASSASSINO MONSTRUOSO , santa paciência.
    Vai ter o que merece e merecia muito pior, pois afinal ele já não é nenhuma criança tenho pena que não abram uma conta para o condenar a pena de morte pois eu seria o primeiro a contribuir com uma quantia bem choruda.

  39. Não consigo entender como é que ainda existem tanto(as),mentecapes que não conseguem entender,que o crime que o Renato cometeu,não foi o resultado de uma discussão que acabou numa agressão.Segundo os relatos feitos na comunicação social,constatamos que existiu violencia extrema,que nos leva a crer que foi particado um crime muito violento e com requintes de extrema crueldade.Não posso acreditar na mensagem que os amigos e a familia querem fazer passar de que o Renato era uma pessoa passivica,calma e tranquila.Até podia parecer,mas ninguem pode ter a veleidade de saber o que vai por tráz da mente de cada um,porque uma pessoa com estas virtudes e ainda por cima com fé e crente em Deus,pode até em alguns momentos perder a calma,mas nunca parte para as situações de violencia macabra como o Renato,praticou.Por isso leva-me a concluir que quando o Renato se aproximou do Carlos Castro e solicitou ou aceitou a sua amizade,tinha já na sua mente algo,que de interesse e aproveitamento, muito perverso que o levaria a uma subida rapida na carreira e na vida sem ter que fazer grande esforço(veja-se relato de Fatima Lopes,onde diz que ele faltou a varios castings).Veja-se informações de que apontam,de que ele mentia á familia e a amigos conforme a conviniencia.Isto para ocultar a verdadeira relação que tinha com Carlos Castro e na minha opinião não era só de ambito profissional,porque se fosse e sendo Carlos Castro uma pessoa assumidissima como homossexual,só teria que falar verdade,porque não podia tapar o sol com uma peneira.Por outro lado ele e a familia, não deveriam ter duvidas, que o ipotetico sucesso que o Renato pode-se ter, com uma ajuda do Carlos Castro estaria sempre chamuscada,mas o que está subjacente é o interesse e a exploração, e a fama a todo o custo.O Renato e a familia segundo o que é conhecido atravez da comunicação social,tem demonstrado uma falta de valores de respeito pela vida e pelos valores humanos,onde para subir na vida vale tudo e não olham a meios.Tambem não entendo como é possivel existir tanta homofobia e tanto preconceito,querendo fazer crer que se pode matar só por ter uma orientação sexual diferente, um homossexual não é uma vida humana,onde se encaixa o mandamento da Igreja Catolica, que diz não matarás,ou isto não se aplica aos homossexuais.Por estas razões,entendo que o Renato deve cumprir a pena nos Estados Unidos,que é para ele e a familia entenderem,assim como muitos outros,que tem que haver respeito por todos os seus semelhamtes e que na vida nada é facil , para qualquer coisa na vida temos que lutar e não pode ser ás custas de ninguem, nem atropelando ninguem e não me venham falar de que ele é um puto inesperiente e ingeneo,porque com essa idade,só é ingeneo quem quer e ele não foi quando lhe convinha mentir,arguentando o que lhe melhor lhe convinha, de momento, por isso reafirmo, não pode, nem deve ter perdão e deve cumprir o castigo onde cometeu o crime.

  40. tenho acompanhado as notícias e vou repetir o que tenho a certeza que aconteceu, só não posso dizer como tenho a certeza…
    o homicídio foi um Suicídio/homicidio… foi o sr-carlos castro que peprarou todo o cenário e utilizou o jovem para que tudo pedesse acontecer e assim imortalizado, sair desta vida como sempre quais viver… ( em grande estilo) … o último espetaculo… há quem queira despedir-se assim da vida e este não seria o único caso… a família deveria pensar neste assunto e vai ter como todos nós surpresas incriveis..
    maria

    • maria mas o miolos do carlos castro a esta ora ja estao ardidos ja nao dá para saber o que estava lá dentro

      e alias os parênteses deles quiseram logo transformar o corpo do homem em cinza para nao existir segundas analises

      que o rapaz caiu numa cilada como muitos ja devem ter caido antes e como muitos tambem cairiam por falta de experiencia na vida lá isso caiu mesmo e nem é preciso ter grande olho para ver

  41. epá é assim o senhor carlos castro era um senhor manhouso ate tinha espias a trabalhar para ele, ele deve ter usado nas temporadas la no estrangeiro todas as manobras para o rapaz se ceder a ele. eu acredito que o rapaz durante o tempo que esteve proximo desse senhor deve ter ganho tal repugnância e até nojo como também raiva que depois numa briga mais complitudoso deu as consequencias que deu

    para algumas pessoas pode nao aperecer nada de mais mas so quem as vezes passa pelas experiencia sabe o que sente e sabe o que é capaz de fazer nessa altura

    nenhum jovem até aos 25 tem tanta maturidade como tem uma pessoa de 45 anos ou esperiencia e esperteza de vida a nivel de como e de que formas se pode conseguir os outros

    eu acho que este caso deve servir exemplo para outros senhores tarados

    eu acho que o renato seabra é gay embora disse-se que não mas não acho que tive-se um papel passivo como castro se calhar o forçou a ter

    sabem que as vezes o forçar nao é apenas o agarrar a força, pode ser tambem feito atraves de chantagem e etc e é bom que pensem nisso, que mesmo o homem mais forte do mundo pode ser vigarizado atraves de chantagens e coisas do genero e se se quiser safar disso tem de usar a força

    acho que há aqui coisa que muita gente não vê porque nada sabe sobre a vida e sobre os outros

  42. é bom que todos tenham tambem a nossao de que o renato seabra foi apenas um caso de muitos jovem ja passados pelas maos de carlos castro

    antes de tentar algo com o renato mandou o espião dele pesquisar sobre a vida do jovem, era pessoa de bolar ideias só devia ter bolado era a que podia morrer com isso

    se nao bolou se bola-se, desculpem a frieza mas é assim mesmo

    se alguem se aproveita-se de mim, me explora-se sexualmente sem eu desejar ou mesmo que o fizessem com um filho meu tal coisa por ameaças ou o que fosse eu acho que lhe espeta uma faca na tripa

    em fim sou assim mesmo mau, sou justo

    nao devem aqui ser apenas vistos os actos praticados pelo renato no amicidio mas devem tambem ser visto os de carlos castro antes do amicidio com o jovem

    poucos nao cairiam como um patinho sendo tão novato na vida como esse renato que nem devia saber ainda bem o que é matar e as consequências da morte

    essa conciencia apanha-se quando se perde alguem de que se gosta muito e eu com 21 anos estava longe se sentir o que é a morte e o que ela representa hoje na minha cabeça de 26 anos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*