APPACDM de Coimbra gerida com normas de qualidade

Posted by

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra é a primeira instituição de solidariedade social do distrito a ter certificação de qualidade no setor. É também a primeira APPACDM e a primeira clínica de reabilitação do país a obter esta qualificação, referente às instalações de São Silvestre.

A presidente da instituição, , explica que estes resultados devem-se “à preocupação da direção em apostar na qualidade, com visão estratégica e a pensar no futuro”.

Certificação social

O processo de certificação obrigou a um trabalho de preparação de todos os procedimentos ao longo de dois anos, reconhecido pela Equass, entidade europeia que desenvolveu um modelo de qualidade semelhante às normas ISO, mas aplicado a instituições de serviço social.

De acordo com a diretora técnica, Ana Isabel Cruz, “foi um grande esforço” porque envolveu o funcionamento de nove edifícios em quatro concelhos, onde são prestadas 11 respostas diferentes de apoio a cidadãos com deficiência, excluindo as empresas de inserção dinamizadas pela APPACDM de Coimbra.

De resto foram abrangidos os centros de atividades ocupacionais de Coimbra, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Arganil, o Centro de Recursos para a Inclusão (com protocolo assinado com a DREC), a Clínica de Medici-na Física e Reabilitação e as três residências: Montes Claros, São Silvestre e Quinta da Fonte Quente – Tocha).

Com 886 utentes e cerca de 250 colaboradores, foi possível fazer a uniformização de processos, reestruturar a avaliação de desempenho dos colaboradores, melhorar a planificação e tornar os objetivos mensuráveis, bem como a monitorização dos resultados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.