Vítima de AVC pedala pela sensibilização para hábitos saudáveis de vida

Posted by

Emanuel Santos, 41 anos, natural de Vila Nova de Gaia, está a percorrer o país em bicicleta, incluindo as ilhas, para sensibilizar os portugueses para uma alimentação saudável e para a importância do exercício físico.

O nortenho sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano. “Antes do acidente, tinha uma vida muito sedentária e pesava mais 35 quilos do que peso agora  (80 quilos)”, conta ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Ficou com o lado direito do corpo paralisado e os médicos prognosticaram-lhe o resto da vida na cama. Porém, Emanuel não se resignou e iniciou uma (longa) caminhada pela recuperação.

Chegou à Figueira da Foz no passado domingo e parte no próximo dia 20, em direção a Fátima. Encontra-se albergado no quartel dos Bombeiros Voluntários. De resto, na sua volta a Portugal encontra nos “soldados da paz” comida e dormida.

O périplo de Emanuel Santos tem paragem obrigatória nos 33 hospitais com serviço de AVC. “Mas também visito os que não têm, para os sensibilizar a terem essa especialidade”, ressalva.

A viagem começou no dia 29 de outubro em Vila Nova de Gaia e termina exatamente um ano depois no Hospital de Santo António, Porto. Nos dias em que não está na estrada, percorre cerca de 20 quilómetros por dia, para manter uma vida saudável.

Relativamente saudável, porque o AVC impede-o de debitar mais de 150 batidas por minuto. “Tudo por causa da falta de hábitos saudáveis de vida que tinha antes do AVC”, frisa.

One Comment

  1. Ora boas tardes
    Li agora a reportagem feita ao meu amigo Emanuel na qual estive presente.
    Mas tenho um reparo a fazer, o Emanuel chegou à Figueira da Foz na passada quarta-feira e não no domingo.
    Eu fui um dos elementos do grupo Fozbtt que teve a honra de o acompanhar com mais alguns elementos a partir de Monte-Mor.
    Emanuel continua com essa força, e desejo que consigas todos os teus objectivos.
    Bjks

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*