Vento forte causa prejuízos

Posted by

A ventania que se registou na noite e madrugada de sábado para domingo, com fortes rajadas e tempestade de chuva e neve nas terras altas, causou diversos prejuízos na região Centro. Ao longo de várias horas, o vento não deu tréguas, obrigando o sistema de proteção civil a reforçar a sua vigilância, bem como a diversas  intervenções de socorro das corporações de bombeiros da região.  O Instituto de Meteorologia alerta para rajadas de mais de 100 quilómetros /hora, de sudoeste, durante o dia de domingo.

As autoridades dão conta da existência de estruturas em risco de desabamento, sejam telhados ou muros, bem como quedas de árvores. Há também a registar a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversos concelhos, com duração variável, a que se acrescentam anomalias relacionadas com os serviços de ligações telefónicas, internet e televisão. O frio, a neve e o gelo obrigam a atenção redobrada dos automobilistas que circulam nas estradas da região.

Vinte e quatro estradas cortadas ao trânsito devido à neve e ao gelo é o último balanço feito pela GNR, que informou que os distritos mais afetados são Guarda e Viseu.

Segundo fonte da GNR, as estradas cortadas são nacionais e municipais. Para além dos distritos já referidos, também Aveiro, Castelo Branco e Coimbra têm vias rodoviárias interrompidas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*