Proteger o ambiente na Mealhada reciclando óleos

Posted by

A Mealhada está entre os oito concelhos que mais recolhem óleos alimentares usados a nível nacional e é o que mais recolhe no distrito de Aveiro. A informação é da SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente SA, que felicitou o município pelos “resultados de excelência”, salientando o empenho do executivo municipal na disponibilização de oleões na via pública, na sensibilização dos munícipes e no incentivo à participação de toda a população concelhia.

“Os resultados de excelência obtidos na recolha de óleos alimentares usados merecem o reconhecimento da SUMA, sobretudo pelo esforço empreendido na sensibilização dos munícipes para a reciclagem de um importante contaminante do sistema de tratamento das águas para consumo humano” lê-se na mensagem de felicitações enviada à autarquia, assinada pelo presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues, que elogia “a postura ambiental responsável, crítica e ativa” da autarquia da Mealhada.

A recolha de óleos usados não é uma novidade no concelho. Com vários oleões espalhados pelo concelho, em 2008 foram recolhidos cerca de três mil litros de produto usado.

Para conseguir que a recolha de óleos usados seja uma realidade, a Câmara da Mealhada desenvolveu programas de sensibilização junto da população escolar. Houve um grande investimento junto das crianças para que estes chamem a atenção dos pais para a preservação ambiental.

Foram colocados oleões por todo o concelho, o que permite que não haja um horário específico para entrega do produto. Tudo em defesa de um ambiente melhor.

2 Comments

  1. não é só na mealhada, cantanhede tambem tem só não sei se é usado devidamente

  2. Armamar tem em todas as freguesias.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*