Problemas informáticos afligem centros de saúde de Coimbra

Posted by

Profissionais de diversos centros de saúde de Coimbra debateram-se, nos últimos dois dias, com problemas informáticos, que dificultaram, e em alguns casos impediram, a execução de tarefas diárias, como a marcação de consultas e a prescrição de receituário. As dificuldades sentiram-se nos centros de saúde de Celas, especificamente nas duas Unidades de Saúde Familiar (USF) que ali estão instaladas, de S. Martinho do Bispo e de Santa Clara, e foram provocadas por situações diferentes, segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

No Centro de Saúde de S. Martinho do Bispo, ontem de manhã, os utentes depararam-se com dificuldades na marcação de consultas e prescrição de receitas, por via informática.

Segundo a ARS Centro, os problemas deveram-se “a uma avaria no servidor”, que acabou por ficar resolvida ao final de manhã, altura em que foi retomado o funcionamento normal.

Já no Centro de Saúde de Santa Clara, as dificuldades prenderam-se com a marcação de consultas nos hospitais. A anomalia foi justificada pela ARS Centro com a “lentidão do sistema ALERT”, a plataforma informática específica que permite a referenciação de doentes para os hospitais. E neste caso, acentua aquela entidade, “o problema ultrapassa a competência da ARS”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*