Não há couve como esta! (com fotos)

Posted by

Baixa, corpulenta e com um sabor adoçicado. São estas as caraterísticas da couve plantada em Castelo Viegas e que a tornam “única” em toda a região. Para dar a conhecer este produto hortícola, a Junta de Freguesia decidiu oferecer à população uma boa parte da plantação do final de setembro. E a julgar pelo número de pessoas que esperou pelas ofertas, o objetivo foi plenamente cumprido. E para repetir no próximo ano… com mais vegetais produzidos na horta comunitária da freguesia.

Neste terreno, entregue à junta em forma de comodato por um morador da freguesia, já trabalham a terra “com couves genuinamente de Castelo Viegas” quatro parceiros. Para além da autarquia local, que paga a água e os produtos biológicos para o tratamento das couves, os restantes parceiros são habitantes da freguesia. A única condição imposta é que as couves a plantar sejam aquelas que deram nome à freguesia. E para que não se perca a tradição, a junta já arranjou um pedaço no terreno para aí fazer uma sementeira que servirá para futuras plantações. As quais, no caso da junta, serão sempre para oferecer, principalmente a instituições do concelho.

O presidente da junta Carlos Ferreira disse que, para além do simbolismo da oferta das couves, a iniciativa desta quinta-feira serviu para divulgar a confraria da couve de Castelo Viegas, constituída a 13 de Novembro e que já conta com meia centena de confrades.

2 Comments

  1. Conimbricense says:

    Um bravo ao Carlos Ferreira,competnte e diligente presidente da Junta Frequesia Castelo Viegas.Parabéns á Confraris da Couve, que desconhecia,mas que aplaudo.Em frente, sempre a bem das gentes dessa freguesia.

  2. josealbino says:

    coimbra, muito provinciana…… como tambem tem parecerias de vila como de cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*