Espera dos Reis percorre as ruas da Figueira na próxima semana

Posted by
Spread the love

Há mais de um século que a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto realiza a Espera dos Reis Magos. Na noite do  dia 5 do próximo mês de janeiro cumpre-se a tradição.

O cortejo começa às 21H00, na Ponte do Galante, atravessa o Bairro Novo e termina na Lapinha, junto à praça 8 de maio. Aqui, onde se encontra instalado o presépio, Baltazar, Gaspar e Belchior entregam as oferendas a Maria e a José e prestam devoção ao Menino Jesus.

Como há 2011 anos, segundo a Sagrada Escritura, o cavalo continua a transportar os reis. Até quando? “Até enquanto o sr. Horácio (Correia) nos emprestar os cavalos”, responde Susana Sousa, presidente da direção da Dez de Agosto. “Quando deixar de o fazer, acaba a Espera dos Reis Magos”, vaticina.

Para o próximo cortejo dos Reis Magos, a autarquia empresta o autocarro para transportar os cerca de 40 figurantes e deverá ceder, também, uma outra viatura para o transporte dos animais de menor porte. Por seu turno, a Dez de Agosto paga as horas extraordinárias aos motoristas (cerca de 12 euros por hora, mais IVA).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.