Desfile solidário para a Integrar

Posted by

A Baixa da cidade vai ser “invadida” no sábado de manhã de Pais Natal. O desafio partiu da Associação Integrar e foi, desde logo, apadrinhado pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra. A partir das 10H00, os participantes no desfile vão percorrer, em primeiro lugar, as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges até ao Largo da Portagem, sendo o regresso feito pelas ruas da baixinha até à Praça 8 de Maio.

Para participar, os interessados têm de cumprir dois requisitos: envergar uma peça alusiva ao Natal (fato de Pai Natal, gorro e acessórios) e contribuir com um pacote de café e/ou de açúcar para a campanha “Vamos Aquecer Coimbra”. “Queremos sensibilizar a cidade para estas questões (dos sem abrigo). Daí que seja importante que apareça muita gente”, referiu o presidente da Associação Integrar. Apesar disso, Jorge Alves não estabeleceu uma meta em termos de participação, até porque “não estamos aqui para quebrar nenhum recorde do Guinness”. “Queremos juntar pessoas à volta desta nossa campanha e fazer com que venham à Baixa” no último sábado antes do Natal.

Para já está garantida a presença de 170 crianças inseridas nas Atividades de Enriquecimento Curricular promovidas pela Associação Integrar e jovens de Arganil que, através da blogosfera, já prometerem viajar no sábado de manhã a Coimbra para integrar o desfile solidário.

Porquê café?

O presidente da Associação Integrar aproveitou a conferência de Imprensa para explicar o pedido de café e açúcar. Tudo porque as equipas de rua, de entre as quais a da Integrar, andam “normalmente com um termo de café” de cinco litros. “E reabastecem o termo três a quatro vezes por noite”, disse.

Apesar das dúvidas levantadas, a campanha “Vamos Aquecer Coimbra” – que o DIÁRIO AS BEIRAS apoia – está a ser um enorme sucesso. Em apenas duas semanas e meia de campanha, a Associação Integrar já recolheu 230 cobertores e 77 embalagens de café. “Mais do que na campanha toda do ano passado”, afirmou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*