Criminalidade baixou 42% na Baixa da cidade de Coimbra

Os crimes registados no centro histórico de Coimbra diminuíram 42 por cento desde a instalação do sistema de videovigilância. O balanço do primeiro ano do projeto foi apresentado ontem pelo comandante da PSP Coimbra, numa sessão presidida por Rui Pereira, ministro da Administração Interna.

Os dados avançados pelo comandante distrital da PSP apontam também para uma diminuição de 80 por cento de furtos em interior de viatura, de 38 por cento de assaltos a edifícios comerciais e de 57 por cento em roubos por esticão.

Mas nem tudo foi bom: de acordo com a PSP, houve um acréscimo de 100 por cento de assaltos a residências (de três, em 2009, para seis em 2010), e de 85 por cento furtos de veículos, na zona.

O ministro lembrou que “o sistema não se destina a substituir a ação da polícia mas é um instrumento auxiliar”, tendo realçado o triplo papel da videovigilância: “prevenir, reprimir e investigar um crime”.

Entretanto, o ministério está a aguardar o parecer “vinculativo” da Comissão Nacional de Proteção de Dados para autorizar a renovação da licença de utilização do sistema. Neste parecer, é pedida mais uma câmara de vigilância, além das 17 câmaras já existentes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*