Carlos Encarnação sai mesmo de presidente da câmara

Posted by
Spread the love

Carlos Encarnação chamou ontem “a reunir”, na Câmara de Coimbra. Em vésperas de Natal e fim de ano e com o orçamento municipal já “à bica”, o presidente da autarquia surpreendeu os seus mais próximos ao convocar os principais responsáveis partidários da coligação Por Coimbra” para o seu gabinete.

A reunião começou ao princípio da noite. Entre os convocados estava o líder da bancada, na assembleia municipal, Maló de Abreu, recém-chegado da Namíbia. E também o vereador e líder concelhio do CDS/PP, Luís Providência.

O objetivo, ao que o DIÁRIO AS BEIRAS conseguiu apurar, foi um único: comunicar a intenção de Carlos Encarnação deixar a presidência. Ou seja, formalizar o que de há muito se comenta, nos meandros políticos locais.

Está aberta, portanto, a sucessão. Que vai trazer um sem-número de problemas. Primeiro: João Paulo Barbosa de Melo – que, nos últimos meses, se desdobrou em frenética omnipresença em tudo o que mexeu com a atividade pública da cidade – passa a presidente.

João Orvalho

a vice-presidente

João Barbosa de Melo vai, obviamente, querer ser ele a controlar a “nova” equipa. Por isso, reclama a subida à vice-presidência do suplente, o ex-diretor da ESEC João Orvalho – curiosamente, apontado como hipótese para encabeçar uma candidatura contra Marcelo Nuno, na peleja distrital dos social-democratas.

Está visto que, dentre os que já estavam, impera o mal-estar. Desde logo a número três, Maria José Azevedo Santos, que está a meio tempo e sempre disse que tem um compromisso com o reitor, enquanto diretora do Arquivo da universidade… mas que agora também quer “entrar na liça”.

Depois, há o caso de Paulo Leitão, o jovem vereador a quem Encarnação entregou as obras municipais e que, tendo sido quarto na lista, aspiraria a subir mais do que a terceiro. Fora deste “campeonato” está Maria João Castelo Branco, que também está a meio tempo na vereação.

Experiência precisa-se

E por aqui se fica a “cor laranja” do executivo conimbricense pós-Encarnação. Uma equipa em que a experiência notoriamente não abunda, quer no plano político quer mesmo no que respeita ao exercício de funções executivas.

Por tudo isto, Luís Providência, o único vereador que transita do mandato anterior e claramente o mais experiente político e executivo de entre todos, é aparentemente o mais penalizado, com as mudanças agora adiantadas.

Percebe-se, pois, que os próximos dias não vão ser pacíficos. Ainda por cima, há o orçamento municipal para 2011 para discutir e aprovar, na reunião da próxima segunda-feira. Terá Encarnação de voltar a usar o voto de qualidade?

6 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.