Brincar com o 112 é crime

Posted by

112 bom dia”, pergunta-se do lado de cá da linha. Do outro lado, e embora não seja possível ouvir, percebe-se que se trata de mais uma chamada falsa para a linha de emergência médica – 112. Pela expressão do operador e pelo silêncio rapidamente se vê que alguém, adulto ou criança, brincou com um serviço onde todos os segundos contam.

Todos os dias, na PSP de Coimbra, onde a reportagem do DIÁRIO AS BEIRAS esteve presente, há uma grande quantidade de chamadas falsas que entopem a linha e que podem impedir que alguém, que esteja de facto a precisar de auxílio, receba a o apoio necessário.

Pode pensar-se que se trata de uma brincadeira de miúdos. Mas não é. Há muitos graúdos que se divertem com estas chamadas falsas.

Há ainda quem digite os três números para pedir informações. Desde um número de telefone de uma unidade de saúde, ou até para pedir auxílio porque há um carro que está a impedir a passagem de um outro. Certamente não o farão por mal, mas usam uma linha de emergência médica de forma indevida.

Enquanto as chamadas, de todo o distrito de Coimbra, vão chegando, é possível perceber que está a haver um elevado número de ligações que são falsas. De uma das vezes ouve-se até o operador alertar quem está do lado de lá da linha que o 112 não serve para brincar. Será uma criança, certamente. E, certamente, não saberá que há um controlo das chamadas que chegam ao 112.

2 Comments

  1. Só para saber, aqui fica artigo do Código Penal que pune o uso indevido do 112.

    Artigo 306.º
    Abuso e simulação de sinais de perigo
    Quem utilizar abusivamente sinal ou chamada de alarme ou de socorro, ou simuladamente fizer crer que
    é necessário auxílio alheio em virtude de desastre, perigo ou situação de necessidade colectiva, é punido
    com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.

  2. Cândido Pereira says:

    Se é possível detectar quem faz essas chamadas,porque não agir criminalmente?Sendo adultos,uma substâncial coima,talvez impeça novas "brincadeiras".Se crianças,responsabilizar os pais,para que ensinem os filhos a ter respeito pelo seu semelhante."de pequenino,se torce o pepino".

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*