Bloco votará contra orçamento da Câmara de Coimbra

Spread the love

A previsível abstenção das bancadas do PS e da CDU deverá permitir hoje a aprovação do primeiro orçamento da era João Paulo Barbosa de Melo. Contactados pelo DIÁRIO AS BEIRAS, a líder da bancada socialista, Helena Freitas, e a porta-voz da bancada da CDU, Margarida Fonseca, admitiram votar da mesma forma que os seus vereadores.

Helena Freitas disse que a decisão só foi tomada ontem à noite – após o fecho desta edição –, enquanto a bancada da CDU revelou que a pré-decisão estava tomada, mas remeteu para a reunião desta tarde o anúncio da sua decisão. O mesmo acontece com o deputado independente, Torres Farinha, que só ontem à noite reuniu com o líder do projeto “Agora Sim, Coimbra”, para decidir o sentido do voto em relação ao orçamento da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Turismo de Coimbra (TC) e os tarifários das Águas de Coimbra (AC) e dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A única força política a revelar o sentido do voto foi o Bloco de Esquerda. Serafim Duarte disse que vão votar contra porque “não nos podemos rever num orçamento onde a educação e a ação social escolar sofrem cortes brutais que não podem ser justificados com o corte das receitas do Orçamento de Estado”.

O decréscimo de 50 por cento das verbas para o auxílio económico dos alunos do 1.º ciclo, a “escandalosa” diminuição da verba (48 por cento) inscrita em Orçamento de Estado para a fruta escolar ou o corte de 75 por cento nas verbas para a o pelouro do ambiente e espaços verdes foram alguns dos exemplos citados.

O mesmo sentido de voto – contra – será tomado em relação ao tarifário proposto pela Águas de Coimbra, com Serafim Duarte a registar como positiva a decisão de não aumentar as tarifas dos SMTUC.

Quanto ao TC, “defendemos a sua extinção”. O líder da bancada do BE garantiu que irá apresentar uma proposta neste sentido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.