“Heróis” do volante também morrem

Posted by

O Pedro tinha 24 anos e morreu ontem num acidente de viação. Seguia com três amigos para mais uma passagem de ano. A festa acabou numa curva no IP3. Chovia e o “herói” do volante seguia em excesso de velocidade.

Esta não é uma notícia real. Mas podia ser. Acontece todos os anos, apesar dos avisos e das campanhas de sensibilização.

Pedro Rosa, capitão e Comandante do Destacamento de Trânsito de Coimbra da GNR lembra que hoje começa a Operação Ano Novo. Uma vez mais as autoridades estarão em força na estrada para fiscalizar quem se desloca neste período festivo.

O objetivo é evitar que as estradas, neste caso específico da região Centro, não façam parte da estatística no que ao número de mortos e feridos graves diz respeito. Mas, e como sublinha o capitão Rosa ao DIÁRIO AS BEIRAS, todos os condutores “têm comportamentos de risco”, contudo, estes “são mais evidentes nos automobilistas mais jovens”.

Ultrapassagens mal calculadas, desrespeito dos sinais de trânsito, condução com velocidade excessiva e sob efeito do álcool são infrações cometidas por muitos. No entanto, os números dizem que há mais vítimas nas faixas etárias entre os 20 e 35 anos e acima dos 75 anos. No primeiro caso a pouca experiência na condução pode contribuir para o elevado número de acidentes e, no segundo, a diminuição de reflexos pode ser a justificação. Nos jovens há ainda, em muitos casos, “o espírito de herói e do só acontece aos outros”. Os números dizem isso mesmo. “Há mais sinistralidade nos jovens quando vão acompanhados do que sozinhos”, diz o comandante.

Os dados levam a concluir que os condutores mais jovens têm comportamentos de risco para “dar nas vistas” junto dos amigos. “Normalmente o fim é trágico”, afirma o capitão Rosa.

É para evitar estes fins trágicos que as autoridades estão, a partir de hoje e até domingo, nas estradas do país. Pretende-se que no final todos consigam entrar no novo ano.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*