Vaticano distingue português

Posted by

O prémioPontificie Accademie in Mariologia 2010”, criado pelo Conselho Pontifício para Cultura do Vaticano, foi atribuído ao investigador Luís Esteves Casimiro, natural de Vilar Formoso, concelho de Almeida.

O referido galardão vai ser entregue a 16 de dezembro, em Roma, pelo Cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

O trabalho de doutoramento de Luis Casimiro intitula-se “A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa (1500-1550).

Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico” esteve na origem deste prémio anual do Conselho Pontifício para a Cultura, do Vaticano.

A tese, dividida em dois volumes, integra 2.144 páginas.

Nelson Correia Borges, docente da Universidade de Coimbra, foi um dos oito membros do júri que escolheu este trabalho por unanimidade.

O investigador agora premiado, tinha frequentado, anteriormente, o Curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia do Porto, tendo-se licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto.

Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lecciona as disciplinas História da Pintura em Portugal, História da Arte e Cultura, História Urbana e Iconografia.

2 Comments

  1. Pingback: Farol da Nossa Terra – Vaticano distingue português

  2. José Gonçalves says:

    Fico muito satisfeito com a atribuição deste prémio ao Luís Casimiro, meu colega de turma no antigo Externato Liceal de Vilar Formoso. Já, então, o Luís sobressaía como bom aluno e bom colega. Parabéns por este prémio, que deixa todos os vilarformosenses muito felizes. Um forte abraço para o Luís do
    José Gonçalves.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*