Solução para o IC3 só a primeira

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A Câmara de Coimbra aprovou ontem por unanimidade uma proposta onde defende a solução 1 como a “que melhor serve os interesses” da cidade no que diz respeito ao IC 3 e com os aditamentos “desde sempre exigidos pela câmara, nomeadamente a necessidade de novos nós na zona norte e sul do concelho, melhoria da ligação à EN 17 com construção de um túnel em Ceira e reformulação da ligação ao IP3”.

Do documento inicialmente entregue pelo vice-presidente João Paulo Barbosa de Melo, e que foi ontem divulgado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, acabou por cair o ponto dois que deixava a porta aberta para uma solução 3 mediante a aceitação de algumas condições.

Manteve-se o terceiro ponto da proposta que, com a discussão de quase duas horas, ganhou uma adenda que atira para as Estradas de Portugal o ónus “de avançar com uma solução diferente da que o município de Coimbra entende ser a melhor”. Solução essa que, obrigatoriamente, terá de ser alvo de um estudo de impacte ambiental e consulta pública.

Antes da aprovação final, os vereadores socialistas não pouparam críticas ao “torcer” na cadeira do vice-presidente “para justificar o injustificável”. A possibilidade da autarquia poder aceitar a solução 3 mereceu críticas de dois munícipes presentes na reunião do executivo. Jorge Lapa pediu para a câmara não ceder às pretensões da Estradas de Portugal e da empresa Ascendi. Uma situação que considerou escandalosa, já que “só no nosso país uma empresa vence uma empreitada e depois diz que não a pode cumprir”.

Carlos Encarnação repetiu algumas vezes o texto descrito no ponto um da proposta e que aponta para a defesa da solução 1. Essa solução, designada “travessia do Mondego”, será alvo de obras de grande envergadura, já que prevê a construção de túneis e de novas pontes sobre os rios Mondego, Ceira e Corvo.

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