Sapadores de Coimbra mais equipados

Posted by

Um equipamento eletrónico para detetar soterrados, destinado à localização de vítimas soterradas e que será utilizado pela Equipa de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.

Doado pelas Águas do Mondego o Audio Resq – Life Locater, teve um custo de cerca de 10 mil euros, é capaz de captar qualquer vibração no subsolo. Tem como principal função detetar presença de vítimas debaixo de escombros. As vítimas são detetadas através de emissões de ruídos por parte do soterrado e que são captados e interpretados pela sensibilidade do aparelho.

Apesar de em Portugal não se verificaram acidentes com vítimas soterradas, Carvalho Dantas, comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra explicou que este equipamento “é um complemento da equipa canina” que conjugado com a câmara de vídeo permite o socorro às vítimas.

Em Lisboa, e agora Coimbra, já há um equipamento destes e para o comandante “era importante que mais corporações também pudessem trabalhar nesta área”. Além disso, acrescentou Carvalho Dantas, “este era um equipamento que faltava”.

Com um total de 16 elementos que fizeram formação nesta área, no início do ano mais 14 poderão fazê-lo. Contudo, o objetivo é poder alargar aos voluntários.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*