Politécnico da Guarda participa no projeto TEACHWISE

Posted by

Cinco alunos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) do Instituto Politécnico da Guarda vão participar no projeto TEACHWISE II, que decorrerá na Dinamarca, até 20 de Novembro. Nesta ação vão estar igualmente presentes dois docentes.

O TEACHWISE é um programa intensivo que visa formar os estudantes, neste caso futuros professores, num ambiente multicultural de modo a desenvolverem práticas de educação inclusiva e produzindo materiais de estudo para instituições de ensino superior. Outro dos objetivos é reforçar as competências académicas, profissionais e sociais dos docentes e alunos participantes.

“O TEACHWISE II integra-se nos programas de formação e mobilidade do Instituto Politécnico da Guarda que tem a particularidade de permitir um contexto multicultural de formação e propiciar o conhecimento das diferentes realidades dos sistemas educativos europeus”, afirmou Carlos Reis, diretor da ESECD, que participa na iniciativa. Para aquele dirigente, “este tipo de projetos é fundamental para fazermos avançar a integração da ESECD no espaço europeu de ensino superior, afirmando-o a no plano institucional e facultando aos docentes uma via de desenvolvimento académico, aos alunos experiências formativas enriquecedoras, que preparem para o contexto mais amplo de exercício da docência no quadro da União Europeia.”

O TEACHWISE, a realizar em Horsens, envolverá professores e alunos de Portugal, Letónia, Bélgica, Lituânia, Turquia, Holanda e Dinamarca.

De referir que no âmbito da acção do Gabinete de Mobilidade e Cooperação, e no “desenvolvimento do processo de internacionalização do IPG, foi concretizada a integração do Instituto Politécnico em três projetos europeus, Intensive Program ERASMUS, em que participarão diversos docentes e alunos da instituição”, acrescenta o vice-presidente do IPG, Fernando Neves. “Teacher Education for Working with Inclusive Education at Schools”, “Food safety for Tourism Development” e “From Local to Global” são os três projetos em que o Politécnico está envolvido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*