O mapa das estradas cortadas devido à neve

Spread the love

Várias dezenas de autoestradas e vias secundárias do norte e centro do país estão hoje interditas à circulação rodoviária devido à queda de neve, que continua a cair desde segunda feira, informou fonte da GNR.

“A neve está a afetar a circulação um pouco por todo o país, sobretudo no norte”, explicou a mesma fonte, adiantando que”existem várias vias” que se encontram já cortadas ao trânsito.

Guarda e Vila Real são, desde já, os distritos mais afetadas com a queda de neve, com o primeiro a ter “todos os acessos à Torre”, o ponto mais alto do país, a “estarem cortados”.

No caso de Vila Real, são “várias as estradas principais e municipais” que estão interditas, como a Auto-Estrada (AE) 7, na zona da Ribeira da Pena, o mesmo sucedendo com as Estradas Nacionais (EN) 206 (em Vila Pouca de Aguiar), 212 (em Guilhado), 311 (em Venda a Nova e Serzêlo), 101 (no sentido Carrapatoso-Amarante) e 304 (em Ermêlo).

Igualmente cortadas ao trânsito estão a Estrada Municipal 508 (em Meixide, no concelho de Montalegre), a EN 314 (em Pêro de Lagareiro) e a Estrada Regional 206, em Carrazedo, Padela e Belugas, no distrito de Viana do Castelo.

De acordo com a mesma fonte, no Porto, na zona de Penafiel, estão também “duas estradas sem circulação”, tal como em Moncorvo (na EN 315), em Bragança (EN 206, na zona de Nogueira) e em Valença (Estrada Municipal 1, junto a Melgaço).

Em declarações à Lusa, a GNR aconselha os cidadãos a “averiguar quais são as alternativas às vias que estão cortadas”, no caso das pequenas localidades, em que os “habitantes conhecem bem a região”.

“Ao nível das estradas de maior dimensão, como as autoestradas, estarão nos locais elementos da GNR, que irão indicar os caminhos alternativos”, acrescentou.

Desde segunda feira que as temperaturas começaram a descer um pouco por todo o país, com alguns distritos do norte e centro a estarem sob influência da queda de neve.

Hoje, cerca das 06:00, vários pontos de Portugal continental registavam já temperaturas reduzidas, algumas negativas, como Penhas Douradas, com -1,5 graus Celsius, 0º em Bragança e 0,7º em Vila Real.

Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê a continuação de temperaturas baixas, de norte a sul do território nacional.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.