Lavos insiste que a ilha da Morraceira lhe pertence

Posted by

Foto de Jot'Alves

A disputa da ilha da Morraceira volta a ganhar atualidade. José Elísio, presidente da Junta de Lavos, garantiu ao DIÁRIO AS BEIRAS que não vai abdicar de reivindicar a soberania sobre aquele pedaço de terra banhado pelos dois braços do rio Mondego.

O autarca lavoense dá, assim, continuidade a um desiderato que herdou da sua antecessora e mulher, Isabel Oliveira, e do presidente que a antecedeu, José Figueiras. “Lavos não abdica daquilo que lhe pertence. Exceto uma pequena parte, que pertence a S. Pedro, toda a Morraceira pertence à nossa freguesia”, afiança José Elísio.

Indagado sobre as pretensões de Vila Verde, que também reclama a ilha, responde que “isso não faz lei”. O autarca lavoense assevera que dispõe de documentos que sustentam a sua argumentação.

Ao que foi possível apurar, a confusão reinante à volta da ilha da Morraceira foi criada por um técnico da Câmara da Figueira. Tudo se terá passado quando o Clube de Caçadores de Vila Verde obteve a concessão cinegética da ínsula, há cerca de 10 anos. A partir daí, vilaverdenses e lavoenses disputam o território.

4 Comments

  1. Eu não sou grande entendedor do portugês mas parece-me que quem escreveu o artigo ,cometeu um erro.
    A palavra correcta segundo me parece,é Ínsua e não insula.pois tenho 57 anos,passei a minha mocidade pela morraceira e sempre ouvi pronunciar essa palavra.

  2. um proprietariado says:

    E alguém já perguntou aos proprietários que quem ela é?… e antes das estradas como se ia para a Morraceira, quem paga os arranjos e acessos…
    fazer figura com o que é dos outros, com agravamento de serem menos marinhas em actividade, o que aconteceu?…
    vamos ver, num futuro breve.

  3. O Senhor Elísio fala fala e não sabe o que diz. Não sei se sabe que existe uma freguesia chamada São Julião e que aquase todas as salinas estavam registadas na freguesia de São Julião e para o provar, pergunte aos proprietarios qual a freguesia que inicialmente estavam registados. ´Já AGORA QUAL É O SEU PARTIDO?????????

  4. Anónimo says:

    Sr.º José Elísio vá ao site http://www.saojuliao.pt e leia o que se escreve sobre a ilha da morraceira e pense no que já fez pela ilha que tanto merecia ter um museu de sal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*