Festival na Figueira serve bacalhau em 25 restaurantes

Posted by

O bacalhau é, a partir de hoje, o prato principal em 25 restaurantes espalhados pela Figueira da Foz. Depois do Sável e da Lampreia, dos Peixes Tradicionais, da Sardinha, do Marisco e das Caldeiradas, o Festival do Bacalhau encerra agora a edição de 2010 da Figueira Gastronómica. O evento, que começou em 2001, é fruto da parceria entre a Figueira Grande Turismo (FGT) e a Associação de Hotelaria e Restauração do Centro (AHRC).

Este mês, a panóplia de iguarias é vasta e só há uma regra: ter o bacalhau como ingrediente primordial. Assim, os visitantes podem os mais diversificados pratos deste peixe. Mas, uma vez que o último certame do ano se apelida de “Festival do Bacalhau e Seus Derivados”, não faltam também as línguas de bacalhau, as caras ou os samos.

Já nas sopas, a canja ou a chora de bacalhau são duas das opções que constam das ementas. Para adocicar o paladar, as tradicionais brisas da Figueira continuam a ser um dos doces regionais de eleição nos restaurantes aderentes.

O limite é, portanto, não haver limites. A confeção está a cargo da criatividade cada um dos estabelecimentos. E é precisamente assim “ que se desenvolve a gastronomia”, lembra Mário Esteves, vice-presidente da AHRC. Sem nunca esquecer a qualidade, frisa. Os pratos podem ser apreciados até ao dia 28 deste mês.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*