Doações de alimentos batem recorde em tempo de crise

Posted by
Spread the love

Foto de Gonçalo Manuel Martins

Um recorde. A campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome foi um sucesso, em todo o país, e também em Coimbra. “Os resultados excederam todas as nossas expetativas”, admite José de Sousa, presidente da estrutura no distrito.

Em comparação com a campanha de novembro de 2009, a recolha do passado fim-de-semana, em médias e grandes superfícies comerciais de todo o distrito, registou um crescimento de 24,5 por cento – de 105 passou-se para as 131 toneladas. Aumento também foi o que se verificou na adesão de voluntários, essencialmente jovens, que, este ano, atingiram os dois mil.

No final, domingo à noite, as equipas do Banco Alimentar procederam de imediato ao transporte de todos os bens recolhidos, em todos os concelhos, para o armazém distrital, em Antanhol, o que entrou bem, dentro da madrugada. Aqui, com a generalidade dos voluntários já a acusarem natural cansaço, as operações logísticas foram interrompidas, já cerca das seis horas da manhã. O resto do dia de ontem foi, então, de descanso, recuperando-se hoje os trabalhos.

Em todo o país, foram 1.147 as superfícies comerciaisa onde decorreu a recolha. No final, o total obtido foi superior a 3.250 toneladas de géneros alimentares, ou seja, um acréscimo de mais de 30 por cento, face às 2.490 toneladas recolhidas em 2009 – recorde absoluto desde que as campanhas se efetuam em Portugal.

Também o número de voluntários bateu todas as marcas, tendo este ano ultrapassado os 30 mil.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1.800 instituições sociais. Cabe a estas, depois, fazer a distribuição pelas cerca de 280 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.

Campanha até domingo

Ao longo desta semana, até 5 de dezembro, há ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares através da campanha “Ajuda Vale”, presente em todas as lojas das cadeias Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Modelo/Continente.

Aqui, os donativos podem ser concretizados através de cupões-vale de produtos selecionados (azeite, óleo, leite, salsichas, atum e esparguete). Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite”, etc.).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.