Devoção ao Senhor da Paciência sai amanhã à rua em Maiorca

Posted by

Maiorca tem S. Salvador como santo padroeiro. Porém, é o Senhor da Paciência que é alvo de veneração naquela freguesia da Figueira da Foz. Apesar da devoção remontar ao século XVII, as festas em honra do santo surgiram apenas dois séculos depois. Contudo, é a romaria religiosa mais antiga daquela freguesia e a que atrai mais fiéis, afirma José Carvão, presidente da Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial de Maiorca.

Tudo começou como um ritual de agradecimento da população pelas boas colheitas. Sempre em novembro. E são os agradecimentos e as promessas que, ainda hoje, se mantêm no centro da festividade. A pé, de joelhos ou de rastos, milhares de pessoas seguem o seu caminho, totalmente silencioso, e apenas iluminado pela chama tremeluzente das velas que transportam.

São três os dias de procissão. “Faça chuva ou faça sol, vem sempre muita gente”, afiança José Carvão. Mesmo os mais jovens ou aqueles que, durante o resto do ano, “estão mais desligados da igreja ou da fé”, diz. Oriundos de Maiorca, de freguesias vizinhas ou mesmo de outros concelhos, é a fé que move a maior parte. A curiosidade move os restantes.

A procissão de domingo é a que cativa mais pessoas. A acompanhá-la segue a filarmónica maiorquense, entoando músicas compostas há várias décadas, exclusivamente para o efeito. A procissão de amanhã leva a imagem do Senhor da Paciência da sua capela, em Cruzes, para a Igreja Matriz, onde permanece durante uma semana.

A capela, que foi construí-da em 1707, foi intervencionada recentemente. O exterior tem agora o dobro do tamanho, com bancos, um jardim e melhores acessos. O restauro do altar-mor será a próxima obra. Para tal, refere José Carvão, também esperam que os fiéis aproveitem a Festa do Senhor da Paciência para contribuir. Afinal, diz, “a capela é de todos”. A festividade religiosa decorre amanhã e domingo, em Maiorca. Dia 28, sai novamente à rua para levar a imagem do Senhor da Paciência de volta ao seu altar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*